home notícias Gestão
Voltar Voltar
02/08/18
Bayer reage a documentário Operação Enganosa, da Netflix
Multinacional germânica diz que filme teve seleção de fatos e não apresenta apoio científico
Filipe Sousa

A Bayer está lutando contra as acusações que surgiram sobre o controverso dispositivo de controle de natalidade Essure no documentário da Netflix Operação Enganosa (The Bleeding Edge), destacando as complicações devastadoras de muitos dispositivos médicos aprovados pela FDA.

O documentário, The Bleeding Edge, estreou em 27 de julho e conta histórias pessoais de pacientes e profissionais médicos que sofreram complicações graves causadas pelos dispositivos. Operação Enganosa examina a indústria de dispositivos médicos, que movimenta 400 bilhões de dólares, e questiona o processo de aprovação da FDA, o regulador norteamericano. 

O filme foca principalmente no Essure, da Bayer, um contraceptivo aprovado pela FDA em 2002. É um método contraceptivo permanente que consiste no implante de minimolas nas tubas uterinas, impedindo a fecundação, ao produzir um tecido cicatricial que bloqueia o espermatozóide de fertilizar seus óvulos.


Em comunicado divulgado a 27 de julho, a Bayer disse que o documentário carece de apoio científico e acusa também de selecionar fatos para retratar imprecisamente a segurança do Essure. A Bayer refutou a afirmação do filme de que fabricantes de dispositivos médicos e a FDA colocaram lucros antes da segurança do paciente.

De acordo com a Bayer, o filme ignora "todo o corpo de evidências científicas que apoiam a determinação da FDA de que os benefícios do Essure superam seus riscos" e desconsidera "os avisos apropriados que acompanham o dispositivo".

A FDA restringiu a venda e distribuição do Essure em 9 de abril, para garantir que as mulheres estejam bem informadas antes de escolher este contraceptivo.

Após um declínio nas vendas, a Bayer anunciou em 20 de julho que estava deixando de vender seu implante de controle irreversível de natalidade  nos EUA a partir de 31 de dezembro.

A Bayer enfrenta milhares de processos relacionados ao Essure, de mulheres que alegam que os implantes causaram complicações graves, resultando em histerectomias, perda de cabelo, gravidez indesejada e sangramento uterino anormal.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.