home notícias Gestão
Voltar Voltar
28/03/14
Brasileira vence prêmio de saúde digital na América Latina
Coordenadora do Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES/UFPE), Magdala Novaes foi eleita a pessoa mais influente do setor pelo HealthXL South America Award
Da redação

A fundadora e coordenadora do Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES/UFPE), Magdala de Araújo Novaes, venceu o prêmio HealthXL South America Award. A votação final foi realizada durante o coquetel de premiação na última quarta-feira (20), em São Paulo, e entre os 10 finalistas, Magdala Novaes foi eleita a pessoa mais influente em saúde digital na América Latina. Agora, Magdala irá representar a América Latina na etapa mundial do HealthXL Award, que acontece em 31 de maio, na Irlanda.

Doutora em Bioinformática, Magdala Novaes é pioneira e uma das mais experientes profissionais do setor de saúde digital (eSaúde) no Brasil, principalmente em relação à telemedicina e telessaúde e é responsável pela criação e coordenação de inúmeros projetos e pesquisas na área. Atualmente, Magdala é professora associada do Departamento de Medicina Clínica e docente do Curso de Medicina da UFPE. Sua trajetória teve início em 1996, com a criação do Grupo de Tecnologias da Informação em Saúde (TIS) e da disciplina de Informática em Saúde para cursos de graduação e pós graduação. 

Numa época em que a saúde digital havia sido pouco explorada no Nordeste e no Brasil, Magdala desenvolveu um projeto de telemedicina voltado para a atenção primária à saúde. O projeto permitiu a criação, em 2003, do primeiro núcleo de telessaúde implantado em um hospital público: o NUTES-UFPE, localizado no Hospital das Clínicas do Recife. Em outubro de 2013, quando completou 10 anos de vida, o Núcleo foi homenageado pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) por sua contribuição ao desenvolvimento da telessaúde na América Latina.

Magdala conta que descobriu na saúde digital uma forma de inovar e transformar a saúde através da tecnologia. E que essa transformação poderia se dar não apenas na assistência ao paciente, mas na formação e atualização de recursos humanos e na pesquisa e desenvolvimento da eSaúde. "Construir redes de conhecimento e colaboração utilizando tecnologias web e móveis sempre foi uma das minhas maiores motivações. Eu acredito fortemente que, através do trabalho colaborativo e distribuído, é possível formar e qualificar os profissionais que o mercado tanto precisa hoje, e que farão toda a diferença no futuro", diz. 

Em relação ao prêmio recebido em São Paulo, ela afirma: "É uma motivação a mais pra continuar vencendo todos os desafios que eu enfrento diariamente, no intuito de integrar as iniciativas públicas e privadas na construção de um sistema de saúde que não seja 'único' apenas no nome, mas que seja forte e que atenda as demandas no tempo certo e com a devida qualidade".



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.