home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
02/01/12
“Brasileiro é hospitalocêntrico”, diz presidente da Abramge
Medicina preventiva gera economia e bonificação para operadoras
Adalton dos Anjos

“Hospitalocêntricos” - Desta forma, o presidente da Abramge definiu a mentalidade brasileira, no que diz respeito ao modelo de medicina praticado no país. “A população tem uma mentalidade ‘hospitalocêntrica’. Se ele fica doente corre para o hospital. Isso causa uma pretória violenta nos serviços de emergência”, pontua Almeida.

 

Para Arlindo Almeida, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), há uma limitação da variedade dos programas por conta dos requisitos impostos pela ANS. “A ANS tem um papel importante no incentivo às operadoras. Mas acho que ela deveria estipular regras mais gerais em que as operadoras usassem a criatividade. Desta forma haveria um diferencial entre as operadoras e permitiria mais atuação nessa área por parte dos planos de saúde menores”, comenta.

 

“A norma ainda está voltada para programas de saúde com uma visão fragmentada, ou seja, não privilegia a coordenação de cuidados e não provoca mudança na lógica assistencial”, afirma a presidente da Unidas Nacional, Denise Eloi. Segundo ela, no segmento de autogestão, há experiências neste tipo que estão inseridas no modelo de atenção à saúde, diferente do modelo apresentado para o mercado pela ANS.  Neste sentido, a assistência em saúde deve ser planejada e ajustada ao perfil epidemiológico da população com ações para promoção de saúde e prevenção de riscos.

 

Para mudar a cultura da medicina de diagnóstico, o vice-presidente da Anahp, Francisco Balestrin, acredita que não apenas a bonificação dos planos de saúde é suficiente para o sucesso dos programas de prevenção de risco. “Apenas com a educação e consciência dos cidadãos introduziremos esta visão da promoção de saúde em nosso mercado” afirma.

 

“Precisamos fazer um mapeamento da população para identificar pacientes graves e crônicos. O médico tem que ir aos clientes e não os clientes aos médicos”, propõe Almeida. Na Amil, uma parte das ações de prevenção de riscos é feita com o contato direto com os usuários para a marcação e remarcação de consultas. Entretanto, existem programas como o GPAR (Gestão de Pacientes de Alto Risco), em que uma espécie de GPS rastreia as entradas dos beneficiários pela operadora. A obtenção e cruzamento dos dados independem de uma participação ativa do segurado, mas, segundo Cláudio Tesla, resultou em informações que foram responsáveis pela redução de 75% das solicitações de cirurgias coluna.

 

A busca por informações sobre os beneficiários também é uma estratégia adotada na Sul América. “Estamos investindo em conhecimento do nosso cliente. Desta forma, desenvolvemos novos programas, avaliamos os resultados e fazemos os ajustes necessários”, revela o diretor técnico de produtos da operadora, Maurício Lopes.

 

Bonificação - A ANS estimula a adesão de usuários por meio de bônus e prêmios. Anualmente, as operadoras são monitoradas através de um cadastro feito no site do órgão. “Se a pessoa não cumpre as metas, ela perde o bônus imediatamente. A operadora é obrigada a mantê-lo por um ano”, esclarece Martha Oliveira. De acordo com ela, a criação e manutenção de programas deste tipo também são levadas em consideração na obtenção da acreditação.

Contudo, a quantidade de exigências previstas para inscrição dos programas de saúde e prevenção de riscos no site da agência é motivo de crítica entre os representantes de classe. “A resolução da ANS ainda carece de detalhamento sobre como estes descontos serão concedidos e a adesão dependerá do interesse de cada operadora”, relata a Federação Nacional de Saúde (Fenasaúde).

Leia mais:

Medicina preventiva: Economia e bonificação para operadoras



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.