home notícias Gestão
Voltar Voltar
24/04/13
Músico Brian Eno compõe trilha sonora para hospital britânico
Segundo a reportagem do The Independent, artista criou ambiente de tratamento alternativo que utiliza iluminação e recursos sonoros. Direção da unidade declarou que instalação contribuirá com o bem-estar dos visitantes, funcionários e pacientes
Da Redação

O músico britânico Brian Eno, ex-membro do Roxy Music e famoso pelo uso de sintetizadores, é também um dos principais nomes ligado à ambient music, gênero responsável por criar "paisagens sonoras" para soar como complemento a um determinado local. O artista, que já foi solicitado para criar trilhas sonoras para acalmar pilotos em aeroportos, agora desenvolve um trabalho voltado para o tratamento de pacientes de um Hospital na Inglaterra. 

Segundo reportagem do jornal "The Independent", Eno, 64, criou um "ambiente de cura" com a utilização de recursos sonoros e iluminação. Duas instalações com luzes e música compostas por Eno foram instaladas no hospital Montefiore, recém-inaugurado em Hove, East Sussex. A criação visa evocar uma "atmosfera serena" e amplificar o tratamento dos pacientes com a proposta de "aumentar as dimensões" em relação ao projeto arquitetônico através da música. 

A primeira criação, "77 Million Paintings for Montefiore", será executada na recepção do hospital e irá empregar um sistema eletrônico chamado "música geradora" para que os sons mudem constantemente e nunca se repitam. Eno também desenvolveu um espaço alternativo para pacientes, visitantes e funcionários, com a utilização da trilha "Quiet Room para Montefiore" junto a uma instalação de luz específica. De acordo com um porta-voz do músico, será "um lugar para pensar, fazer um balanço ou simplesmente relaxar".

O hospital, onde 30% dos pacientes provém do atendimento público NHS (National Health Service), informou que a instalação poderá contribuir com o bem-estar dos funcionários e pacientes. Segundo a reportagem, Eno espera criar mais "zonas de cura" em unidades de saúde e, além disso, outros arquitetos que trabalham em projetos de hospitais já manifestaram interesse nas instalações do músico. 

A reportagem afirma também que pesquisas já forneceram evidências de que o uso da arte e da música podem produzir melhores resultados de importância clínica no atendimento aos pacientes. As instalações de Eno foram inspiradas na lendária enfermeira britânica Florence Nightingale. Ainda segundo a reportagem, o porta-voz do músico afirmou que "Quiet Room For Montefiore" é um álbum exclusivo para a utilização no hospital e que, por isso, não poderá ser ouvido pelo público em geral.

*Com informações do jornal The Independent.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.