home notícias Gestão
Voltar Voltar
12/04/12
CBA é homologado pela ANS para acreditar planos de saúde
Metodologia de acreditação terá base em manual de padrões, pesquisa da satisfação dos beneficiários e análise de indicadores específicos
Da redação

Depois de lançar, em 2010, a primeira acreditação voltada a empresas do setor, com base em metodologia internacional, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) se tornou a primeira instituição homologada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para acreditar operadoras de acordo com a metodologia da agência. A partir de agora, as instituições poderão optar por serem acreditadas pelos padrões do CBA, da ANS ou por ambos.

 

“Este é um processo voluntário, o que aponta para um compromisso da operadora com a excelência em seus serviços prestados”, defende José de Lima Valverde Filho, coordenador de acreditação para operadoras de planos de saúde do CBA. Apesar da diferença entre as duas metodologias, Valverde acredita que ambas podem trazer um importante impacto para estimular a prestação de serviços de qualidade para os beneficiários.

 

A homologação foi lançada no fim de março e algumas operadoras já manifestaram interesse na acreditação do CBA pela metodologia da ANS, de acordo com Valverde. “Mesmo instituições que já iniciaram a preparação para acreditação com padrões internacionais podem aderir ao novo produto do CBA”, afirma o coordenador.

 

“A acreditação foca nos direitos dos beneficiários, na adequação dos serviços de saúde, na gestão da qualidade, na seleção e educação da rede de serviços de saúde, entre outras coisas. Dessa forma, os clientes das operadoras terão mais uma ferramenta para identificar planos de qualidade, baseados em critérios objetivos”, comenta.

 

O Programa de Acreditação da ANS foi lançado em novembro de 2011, com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de saúde. A metodologia inclui um sistema de pontuação em quesitos como estrutura e operação, gestão, programa de gerenciamento de doenças e satisfação de beneficiários. Dependendo da nota final, a empresa pode receber o certificado de acreditação entre os níveis de um a três.

 

Já a acreditação do CBA se baseia em três vertentes para a validação de planos de saúde: o manual de padrões, a pesquisa da satisfação dos beneficiários e a análise de indicadores específicos. De acordo com a conformidade em relação a esses padrões, a operadora pode ser acreditada ou não. 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.