home notícias Gestão
Voltar Voltar
08/02/12
CBA/JCI: busca por acreditação internacional aumenta 130%
Segundo o IGBE, existem no Brasil mais de 67 mil serviços de saúde públicos e privados sem internação, o que equivale a 70% das instituições de saúde do País
Da redação

No último ano, a busca dos serviços ambulatoriais por uma assistência de acordo com os padrões de qualidade e segurança preconizados pelo Joint Commission International (JCI), representada com exclusividade no Brasil pelo Conselho Brasileiro de Acreditação, teve aumento de aproximadamente 130%. Segundo dados do IGBE, existem no Brasil mais de 67 mil serviços de saúde públicos e privados sem internação, o que equivale a 70% das instituições de saúde do País. Para Heleno Costa Júnior, coordenador de Educação do CBA, o interesse das organizações pela acreditação é cada vez mais notório.

 

Alguns serviços ambulatoriais contam com um Manual de Acreditação desenvolvido pelo CBA/JCI com padrões específicos voltados à suas necessidades. São eles: pronto-atendimento, odontologia, oncologia, tratamento de doenças crônicas e demais serviços que não oferecem internação ao paciente. Em sua segunda edição, lançado em 2010, o manual contempla funções como Metas Internacionais de Qualidade, Gerenciamento da Melhoria da Qualidade, Gerenciamento do Ambiente e Controle de Risco, entre outras.

 

“O JCI percebeu a necessidade de um produto mais voltado a esses serviços. Por isso criou um manual que reflete a necessidade de uma assistência atenta a rígidos padrões de qualidade e segurança em procedimentos de pequena e média complexidade”, conta Heleno. O coordenador ressalva ainda que “é importante frisar que esse manual está voltado para serviços completamente separados de estruturas hospitalares. Serviços sem internações prestados dentro de hospitais estão sujeitos aos mesmos padrões preconizados pelo Manual Hospitalar”.

 

Atualmente, mais de 15 instituições estão em fase de avaliação para acreditação, tais como o ambulatório do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Fiocruz de Pernambuco; a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Estado do Rio de Janeiro; e as unidades do Rio e de São Paulo da Dream Care, ambulatório especializado em doenças do sono.

 

No Nordeste, estão ainda em processo de acreditação do CBA os hospitais Santa Joana, Memorial São José e Barão de Lucena, em Pernambuco, além do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgar Santos, na Bahia.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.