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05/06/18
CEO da Northwell Health defende aplicação do modelo Shark Tank para estimular inovação em saúde
Michael Dowling recomenda que as organizações usem a criatividade dos seus funcionários para melhorar resultados
Filipe Sousa

Em artigo publicado na Becker's Hospital Review, Michael J. Dowling, President & CEO da Northwell Health, explica como a sua organização instituiu um modelo semelhante ao do Shark Tank para estimular a criatividade dos funcionários, aplicando as ideias para inovar e melhorar resultados.  

Para Dowling, cada organização de saúde confia em seus líderes para terem ideias que ajudarão a diferenciá-los de seus concorrentes, mas muitas vezes são as pessoas na linha de frente do atendimento clínico, pesquisa ou operações do dia-a-dia que são as verdadeiras inovadoras.

Segundo o presidente da Northwell, há uma abundância de boas ideias, mas a falta de oportunidade para os funcionários expressarem essas ideias. Por isso mesmo, a organização que lidera convida anualmente seus funcionários a enviar ideias inovadoras que eles acham que podem melhorar significativamente o atendimento ao paciente ou a eficiência do dia-a-dia.

Esse esforço para explorar a criatividade existente em todas as organizações de saúde começou há mais de uma década, com a iniciativa "Idea Forum" ("Fórum de Ideias"), para solicitar sugestões dos funcionários sobre como melhorar a eficiência e economizar dinheiro. Como resposta, receberam uma infinidade de boas ideias que vieram de funcionários em todos os níveis da organização, “desde a equipe de lavanderia e equipes de manutenção até chefes departamentais”, como conta Dowling.

Como reconhecimento do valor da inovação que está na mente de cada funcionário, foi criado, em 2007, o “President’s Award for Innovation” ("Prêmio do Presidente para a Inovação") que vem homenagear indivíduos e equipes por suas ideias pioneiras. Em 2017, novo capítulo na valorização do papel da criatividade dos funcionários, lançando o showcase Made for Big Ideas (Feito para Grandes Ideias), inspirado no programa de TV Shark Tank.

Os funcionários são convidados a apresentar ideias inovadoras que possam ser potencialmente usadas em empreendimento comercial ou negócio autônomo. Essas ideias são analisadas por um comitê de líderes da Northwell envolvido em operações clínicas e em fundos de capital de risco. Posteriormente, as principais ideias são selecionadas e apresentadas a um painel de juízes externos. À semelhança do Shark Tank, o painel recebe uma proposta por escrito sobre cada ideia e os funcionários têm cinco minutos para apresentar seu melhor pitch e responder a perguntas sobre como suas ideias podem impactar a instituição ou ser transferidas para negócios legítimos. Finalmente, os juízes selecionam um vencedor e um segundo colocado, cada um dos quais recebe um investimento de US $ 500.000, enquanto os dois classificados seguintes recebem US $ 100.000 para desenvolvimento de suas ideias.

O impacto do showcase é evidente, para Michael Dowling, que comenta o fomento da “cultura de inovação em toda a nossa organização, fornecendo-nos ideias que não receberíamos de outra forma, mas também aumenta a moral dos funcionários. Esse tipo de engajamento faz com que os funcionários sintam que seus talentos e conhecimentos são reconhecidos e apreciados, além de incentivá-los a olhar para suas responsabilidades diárias através de uma lente criativa”. O CEO da Northwell assinala que as ideias mais influentes e inovadoras geralmente vêm de pessoas que estão envolvidas no dia-a-dia do atendimento ao paciente.

Em 2018, os dois primeiros prêmios já foram atribuídos. O primeiro, a dois pesquisadores médicos que apresentaram um método não invasivo para diagnosticar a endometriose com base na análise do efluente menstrual. O segundo lugar foi para uma equipe de médicos e enfermeiros proficientes em TI que estão desenvolvendo um "EMRBot" (RMEbot), que tem o potencial de melhorar significativamente os encontros médico-paciente utilizando chatbots para transcrever a fala diretamente para o prontuário eletrônico do paciente.

A inovação dessas ideias tem um impacto significativo na instituição, mas, segundo Dowling, os benefícios resultantes devem ser globais. Assim, a Northwell usa o seu capital de risco para dar aos seus funcionários o apoio adequado para garantir que suas inovações possam ser comercializadas e disponibilizadas em todo o mundo. país. Os funcionários que surgiram com as ideias recebem uma participação financeira nesses negócios para que possam colher os frutos de sua engenhosidade.

Um exemplo de sucesso que nasceu destas iniciativas é a Hand Shield, uma cortina de privacidade para pacientes. O projeto nasceu há alguns anos,  quando um supervisor de serviços ambientais da Northwell ajudou a desenvolver uma cortina de privacidade para pacientes, que inclui um painel de 10 polegadas de largura laminado, limpável ao longo da borda externa da cortina, onde a maioria das pessoas a agarra. Esse detalhe torna a cortina mais fácil e menos dispendiosa para limpar e reduz o acúmulo de bactérias. A Hand Shield é usada em hospitais em todo o país.

Quando outros líderes da área da saúde perguntam a Dowling quais os obstáculos para a implementação desse programa, ele responde: “É preciso compromisso de liderança, confiança em seus funcionários e pessoas talentosas para se organizar. Se você der aos funcionários a oportunidade de compartilhar seus pensamentos e sugestões, você ficará impressionado com a quantidade de boas ideias que recebe. Há uma fome palpável no nosso setor para esse tipo de inovação”, conclui.

O CEO da Northwell Health  aconselha os restantes líderes a estabelecerem uma cultura na qual as pessoas sejam livres para fazer sugestões sem medo de serem humilhadas ou ignoradas. Para Dowling, “uma cultura sem medo de represálias, que não apresente obstáculos desnecessários, pode cultivar rapidamente a inovação, impulsionar o moral dos funcionários e melhorar as operações do dia-a-dia”.



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