home notícias Gestão
Voltar Voltar
30/03/12
Certificação da ONA atinge 10% dos leitos no Brasil
Número de instituições certificadas cresceu 12,3% em 2011, com mais de 11 mil novos leitos acreditados
Da redação

Após registrarem um crescimento de 12,3% no número de organizações certificadas em 2011, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) informaram que a certificação ONA já atinge 10% dos leitos hospitalares de todo o país.

 

Em 2011, a ONA acreditou 11.900 novos leitos. Junto com os 13.769 leitos das organizações hospitalares com certificação válida, o número chega a 25.669 leitos em todo o país. Segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o Brasil tem 266.464 leitos clínicos e cirúrgicos. Ou seja, quase 10% dos leitos brasileiros estão certificados pela metodologia ONA.

 

Entre as instituições que possuem acreditação no Nordeste, estão grandes hospitais, como o Hospital Português (Acreditado), o Hospital São Rafael (Acreditado Pleno) e o Hospital Jorge Valente (Acreditado com Excelência), em Salvador. No Ceará, o Hospital Regional Unimed Fortaleza (Acreditado com Excelência) e a Omnimagem Millenium Diagnóstico por Imagem (Acreditado), em Fortaleza, possuem certificação.  Em Pernambuco, o Real Hospital Português de Beneficência (Acreditado) e o Hospital Esperança (Acreditado Pleno) também são certificados pela ONA. A Santa Casa de Misericórdia de Maceió (Acreditado), em Alagoas, e a Clínica e Hospital São Lucas (Acreditado com Excelência), em Aracaju (SE) são acreditados. É possível ter acesso a todas as acreditações dadas pela ONA no Nordeste e em todo o país no site da organização.

 

No total, foram concedidos 146 certificados de Acreditação em 2011, sendo 76 Hospitais, 9 Serviços de Hemoterapia, 19 Laboratórios, 13 Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva, 19 Serviços Ambulatoriais, 7 Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear, 1 para Serviço de Atenção Domiciliar, 1 para Serviço de Manipulação e 1 para Programa da Saúde e Prevenção de Riscos.

 

O Sudeste foi a região que concentrou o maior número de certificações e a região Norte foi a que menos recebeu certificações. Confira o ranking por estado e região abaixo:

 

Ranking por Estado

1º - São Paulo: 69

2º - Minas Gerais: 25

3º - Rio de Janeiro: 11

4º - Bahia: 7

5º - Paraná: 6

6º - Santa Catarina: 5

7º - Distrito Federal: 4

      Espírito Santo: 4

      Pará: 4

8º - Goiás: 2

      Mato Grosso: 2

      Rio Grande do Sul: 2

      Sergipe: 2

9º - Ceará: 1

      Maranhão: 1

      Pernambuco: 1

Obs.: Os outros estados não obtiveram nenhuma certificação em 2011.  

 

Ranking por Região

1º - Sudeste: 109

2º - Sul: 13

3º - Nordeste: 12

4º - Centro-Oeste: 8

5º - Norte: 4



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.