home notícias Gestão
Voltar Voltar
14/02/12
CFM assina acordo com indústria sobre viagens de médicos
Convites não poderão seguir critérios comerciais e não podem incluir atividades de lazer
Da redação

O Conselho Federal de Medicina (CFM) decidiu não proibir médicos de viajarem a congressos a convite da indústria farmacêutica, como havia proposto em 2010. O acordo, assinado nesta terça-feira (14), foi elaborado em parceria entre o CFM, entidades médicas e a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), que reúne os laboratórios multinacionais. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

 

Segundo o acordo, os convites da indústria não poderão seguir critérios comerciais, como médicos que prescrevem mais, por exemplo. O texto, no entanto, não deixa claro quais são os critérios objetivos. Além disso, só serão reembolsadas despesas de transporte, refeição, hospedagem e taxa de inscrição. A indústria não vai poder bancar atividades de lazer nem despesas de familiares dos médicos.

 

O presidente do CFM, Roberto DÁvila, afirma que o acordo poderá ser revisto no futuro. "É um começo. Até agora, fingia-se que não havia problema", disse. O CFM também anunciará a criação de uma câmara técnica, que vai contar com a participação da Interfarma, de entidades que representam a indústria nacional e da Vigilância Sanitária, para acompanhar e monitorar o cumprimento das regras do acordo.

 

Brindes – A decisão também estabelece que brindes e presentes oferecidos aos médicos não poderão custar mais do que um terço do salário mínimo e devem ter relação com a prática médica, como revistas científicas.

 

O presidente da Interfarma, Antônio Britto, afirmou que o acordo foi unanimidade entre as indústrias, mas, segundo ele, o setor reclama da concorrência nacional, que não teria a mesma conduta ética.

 

A FarmaBrasil, que reúne os maiores laboratórios nacionais, não assinou o acordo. Segundo a entidade, ela não participou das discussões e precisa amadurecer mais a proposta.

 

>> Leia mais:

CFM lança Manual de publicidade médica em janeiro



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.