home notícias Gestão
Voltar Voltar
21/03/14
Chioro afirma que pretende acabar com tabela do SUS
Objetivo do ministro da Saúde é mudar o processo de financiamento para a saúde pública e da transferência de recursos feita atualmente
Da redação

Durante palestra composta por uma plateia de prefeitos e vereadores do Estado no 58º Congresso Nacional de Municípios, nesta quinta-feira (20), o ministro da Saúde Arthur Chioro afirmou que pretende acabar com a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e criar um novo mecanismo de financiamento para a saúde pública.

"Ouvimos falar que a tabela do SUS está desatualizada", disse o ministro. Ele afirmou que pretende acabar com a tabela e mudar o processo de financiamento e da transferência de recursos feita atualmente. E exemplificou: "Não substituir pelo que paga mais, mas com pacotes de cuidados, para saber qual o custo para cuidar de um hipertenso e financiar adequadamente para garantir o procedimento ao paciente. A mudança dessa lógica é fundamental", afirmou.

Chioro explicou que desde 2003 já se avança no sentido de não mais se pagar por tabela, mas por meio da contratação dos serviços. A produção, segundo ele, passa a ser uma base para a informação e, em vez de pagar o procedimento, é importante avançar para modalidades que remunerem o cuidado integral.

"Gostaria muito de anunciar que essa tabela deixou de ser a lógica do SUS, deixou de ser a lógica de pagamento, passa a ser sistema de informação para financiar o cuidado em saúde com outras lógicas". Chioro disse ainda que talvez ocorra a necessidade de adaptar o pagamento de serviços privados que só fazem procedimentos. Ale explicou que talvez seja necessário manter uma pequena tabela com alguns procedimentos para remunerar nessa realidade.

O ministro da Saúde disse aos prefeitos e vereadores que o ministério estará disposto a dar todas as informações, apoio e assistência que os municípios precisam, já que saiu de um município - na prefeitura de São Bernardo do Campo - para a Esplanada dos Ministérios e, portanto, conhece bem as dificuldades que esses administradores enfrentam.

Chioro disse também que sua pasta irá destinar mais de R$ 3 bilhões na qualificação do serviço e melhoria das parcerias com os municípios. Segundo ele, o prefeito que fez a "lição de casa" vai receber pelo esforço. "Contudo, quem não fez, vai ter todo nosso apoio também, pois temos de ver o que aconteceu e os problemas que podemos sanar".



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.