home notícias Gestão
Voltar Voltar
30/11/11
Cinco passos para preparar sua empresa para 2012
A um mês da virada do ano, especialistas destacam quais medidas devem ser adotadas para gerar bons resultados
Da redação

A pouco mais de 30 dias para a virada do ano, especialistas ressaltam a necessidade de planejamento para que as empresas obtenham melhores resultados em 2012. Além da definição estruturada de objetivos e metas, os gestores devem estar atentos também para a elaboração de um plano financeiro, considerando cenários otimistas e pessimistas, entre outras ações. As informações são do Portal Exame.

 

O ponto de partida do planejamento deve ser a definição dos objetivos da empresa para 2012, o que dará as referências para quais iniciativas devem ser traçadas para atingi-lo. Segundo Dariane Castanheira, professora do Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento da Fundação Instituto de Administração (FIA), o planejamento estratégico deve ser feito visualizando um horizonte de três a cinco anos, sendo revisado a cada ano.

 

A especialista destaca que a revisão do planejamento deve observar se novos produtos serão lançados, se haverá necessidade de investimentos e em quais setores, se a empresa precisa aumentar o quadro de funcionários, com qual perfil e que tipo de treinamento deve ser dado. Ao identificar essas necessidades, os gestores devem programar como os processos serão custeados, com base na projeção do fluxo de caixa ou financiamentos.

 

A melhor forma de saber se as projeções serão viáveis é a definição do plano financeiro ou orçamento empresarial, de acordo com Dariane. A professora recomenda que essa versão do plano estratégico em valores e datas seja elaborada ainda neste mês de dezembro. “O orçamento empresarial se inicia com a definição de premissas operacionais e financeiras, como capacidade produtiva, taxa de inflação, moeda estrangeira e percentual de aumento para funcionários”, observa.

 

Além de conter os orçamentos das vendas, custos de produtos ou dos serviços prestados, despesas administrativas e financeiras e investimentos, o plano também deve conter a projeção do fluxo de caixa, da demonstração de resultados, do balanço patrimonial e da margem de contribuição. A professora da FIA recomenda que a viabilidade dos planos seja acompanhada a cada mês, através da comparação da demonstração de resultados orçada e real.

 

Os planos, no entanto, podem ser comprometidos por eventualidades como a inflação. Para Márcio Iavelberg, consultor e sócio-diretor da Blue Numbers, Márcio Iavelberg, os gestores devem ter sempre um “plano B”, considerando cenários realistas e pessimistas. O especialista recomenda, em ambos os cenários, sejam avaliadas as condições da empresa em atravessar determinada fase e se o negócio continuará dando certo.

 

Dariane avalia que essas eventualidades devem ser consideradas principalmente por empresas que dependem de ações do governo, mas quando o planejamento é eficiente, a empresa procura caminhos para garantir a sua rentabilidade e sustentabilidade.

 

Equipe – Nos dois últimos passos do planejamento, os especialistas chamam atenção para a importância dos colaboradores para o sucesso do negócio. Todos os departamentos devem ser informados sobre as metas da empresa para o próximo ano. Segundo Iavelberg, o gestor deve ouvir todos os setores e negociar quais serão as contribuições de cada equipe para chegar ao resultado.

 

Para gerar resultados positivos e garantir a continuidade da empresa, Dariane alerta para a necessidade do envolvimento de todos os trabalhadores, assim como da alta administração da empresa. Iavelberg recomenda a prática de remuneração variável para garantir a dedicação dos funcionários no cumprimento das metas. Para o especialista, este tipo de incentivo não representa custos.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.