home notícias Gestão
Voltar Voltar
17/09/13
CleanMed Europe discute os caminhos para uma saúde sustentável
De Oxford, na Inglaterra, correspondente da Diagnóstico participou do primeiro dia do evento de sustentabilidade mais importante da Europa
Mara Rocha*

Começou nesta terça-feira (17) em Oxford, Inglaterra, a quarta edição da CleanMed Europe, conferência sobre sustentabilidade na saúde mais importante da Europa e uma das maiores do mundo. No encontro, que termina quinta-feira (19), 350 membros do trade da saúde internacional debaterão os “Caminhos para a saúde sustentável”, em um mix de palestras, fóruns de discussão, apresentação de cases e workshops.  

“As conferências da CleanMed são uma oportunidade para compartilhar e aprender a maneira mais rápida de se tornar sustentável, inspirando-se em líderes nas empresas de campo e reuniões que oferecem soluções para cuidados de saúde sustentável”, descreveu em seu discurso de abertura do evento a diretora executiva da Health Care Without Harm Europe, Anja Leetz, parceira do Centre for Sustainable Healthcare na organização do evento.

Anja chamou a atenção da plateia para os índices de emissão de carbono da saúde europeia: 5% do total emitido no continente. “Ao mesmo tempo, nos deparamos com o envelhecimento da população, aumento do número de doenças não transmissíveis e uma crise econômica prolongada - tudo isso significa que os hospitais e sistemas de saúde têm que avaliar mais do que nunca como eles podem melhorar os cuidados de pacientes com recursos limitados”, afirmou.

Diretora do Centre for Sustainable Healthcare, Rachel Stancliffe defendeu uma transformação radical nos sistemas de saúde, através do engajamento de todos os setores do segmento. “Caso contrário, haverá o esgotamento dos recursos”, alertou. Para a gestora, mudanças nos modelos de saúde e assistência social, com mais investimentos em medicina preventiva, além de minimizarem despesas no sistema, diminuem significatimente a emissão de gás carbônico na atmosfera. “Um modo de vida mais saudável implica em menos idas ao hospital, menos gastos com material hospitalar, redução na quantidade de carros nas estradas e por aí vai”, exemplificou. 

Ser sustentável é, também, assumir um compromisso com boas práticas no âmbito social, como destacou o ethical procurement da BMA Medical Fair, Madmood Bhutta. “Não é mais aceitável que empresas do segmento da saúde continuem a escolher seus produtos com base somente na rentabilidade, sem observar o impacto do modo de produção desses itens para o resto do mundo”, declarou. 
Em sua apresentação, Bhutta comoveu a plateia com imagens de trabalho escravo e exploração infantil em diversas partes do mundo. “Ao comprar o bisturi mais barato, a empresa pode estimular o trabalho infantil no Paquistão. Já as luvas mais econômicas produzidas na Malásia são resultado de trabalho escravo”, revelou.

Business – A CleanMed Europe serve como um indicador de tendências para instituições de saúde, indústria farmacêutica, de equipamentos e energética, à medida que discute também demandas de produtos ecosustentáveis em cada mercado.
“O evento nos permite o contato direto com pessoas de influência no mercado, e essa troca de experiência nos ajuda a pensar de forma positiva o futuro, antecipando os rumos dos negócios”, avaliou para ao portal Diagnósticoweb o managing director da Pharmafilter B.V, Eduardo van den Berg. 

A Pharmafilter é uma empresa holandeza especializada em equipamentos para tratamento de águas e resíduos orgânicos hospitalares, com soluções do tipo easy-to-use. Entre os produtos carro-chefe da compania está o Tonto, uma espécie de triturador de lixo do tamanho de uma máquina de lavar. Ligada ao sistema de esgoto existente no hospital, a máquina fragmenta os resíduos sólidos facilitando a purificação da água utilizada na instituição.

“Estamos em fase de consolidação na Europa, e planejamos entrar no mercado sulamericano daqui a três anos”, disse Berg ao portal Diagnósticoweb, sem revelar o faturamento da empresa. 

*Mara Rocha é correspondente da Revista Diagnóstico em Oxford, Inglaterra.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.