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19/11/15
Clientes da Unimed Paulistana têm mais 60 dias para mudar de plano
Em setembro, ANS determinou que a operadora repassasse a carteira de clientes para outras operadoras após problemas financeiros
Da Agência Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prorrogou por mais 60 dias o prazo para os clientes da Unimed Paulistana fazerem a portabilidade extraordinária para outros planos de saúde. A medida, publicada nesta terça-feira (17), no Diário Oficial da União, estende ainda a portabilidade para todos os tipos de contrato da operadora (planos individuais/familiares, coletivos empresariais com até 30 beneficiários ou mais e coletivos por adesão).

Na portabilidade extraordinária, os usuários podem contratar outro plano de saúde sem ter de cumprir carências, independentemente do tipo de contratação e da data de assinatura dos contratos. Também podem escolher entre as opções disponíveis no Sistema Unimed por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), anunciado em setembro.

Para mudar de plano, o beneficiário deve apresentar os seguintes documentos: comprovante de pagamento de quatro boletos da Unimed Paulistana referentes aos últimos seis meses, cartão da Unimed Paulistana, identidade, CPF, comprovante de residência e o termo de ajustamento.

Em setembro, a ANS determinou que a Unimed Paulistana repassasse toda a carteira de clientes (740 mil) para outras operadoras após a operadora apresentar problemas financeiros. No balanço de 2014, a Unimed Paulistana apresentou prejuízo de R$ 275 milhões e patrimônio líquido negativo de R$ 169 milhões. Como os problemas administrativos e financeiros não foram solucionados, a ANS decidiu pela transferência de todos os beneficiários da operadora. 

A empresa que assumir os contratos terá de apresentar situação financeira adequada para manter as condições acordadas com os clientes da Unimed. Até a transferência, a Unimed tem a obrigação de continuar atendendo os beneficiários. Os consumidores devem manter os pagamentos em dia, de modo a garantir os direitos de migração para a nova operadora.

Mais informações também podem ser obtidas pelo portal da ANS ou pelo Disque ANS: 0800 701 9656.



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