home notícias Gestão
Voltar Voltar
18/09/14
Código da Anhap será destaque em evento sobre compliance
Francisco Balestrin, da Anahp: iniciativa é um passo importante para que se comece a discutir as relações do mercado na saúde. Lançamento do Código de Conduta será no dia 27 de novembro, em São Paulo
Da redação


Francisco Balestrin, presidente do Conselho da Anahp: "Na saúde, cresce o número de instituições hospitalares que buscam processos de acreditação, entre outro métodos de avaliação que comprovem a sua qualidade e eficiência" (Foto: Ricardo Benichio)

Um momento histórico para propor mudanças e construir um novo modelo de relacionamento para o mercado de healthcare no Brasil. Este é o principal objetivo do Fórum Brasil Healthcare Compliance – mais importante evento sobre ética do mercado de saúde já realizado no país, que acontece no dia 27 novembro, na capital paulista. O encontro, fruto da mobilização de diversos setores da economia, através do Movimento pela Ética na Saúde, é um iniciativa conjunta da Anahp, CNS, Revista Diagnóstico, Fenaess e FBH, com apoio do Instituto Ethos e Conselho Federal de Medicina (CFM). Em entrevista à Revista Diagnóstico, Francisco Balestrin, presidente do Conselho da Anahp, falou sobre a contribuição e importância do Código de Conduta da Anahp. "O mercado tem buscado relações mais saudáveis. Evidencia desse comportamento pode ser observada pela implantação da Lei Anticorrupção".

Diagnóstico – Porque a Anahp decidiu publicar um código de conduta?
Francisco Balestrin – A Anahp foi uma das primeiras entidades do meio associativo a implementar um modelo de gestão baseada nos princípios de governança corporativa – que preza pela transparência – e, nesse sentido, a Associação defende iniciativas que proporcionem mais credibilidade e profissionalismo para as organizações. O Código de Conduta da Anahp é um documento norteador para que os hospitais possam desenvolver os seus próprios códigos. Trata-se de um manual com recomendações de melhores práticas, uma vez que cada instituição possui as suas particularidades e modelos de gestão distintos.
 
Diagnóstico – Que contribuição esse documento terá para a construção de relações mais éticas na cadeia produtiva do setor?
Balestrin – O Código de Conduta é um documento norteador importante utilizado pelas empresas e que deve conter normas e diretrizes de conduta que minimizem os riscos relacionados aos conflitos de interesse existentes na vida organizacional e nas relações externas à organização. As empresas que compreendem a importância de um código de conduta bem estabelecido e difundido na organização – e o aplicam – demonstram mais credibilidade e profissionalismo, que são diferenciais competitivos no mercado.
 
Diagnóstico – Qual a importância de ser um fornecedor compliance nas relações comerciais com hospitais associados da Anahp?
Balestrin – Da mesma maneira que a Anahp busca representar os hospitais de excelência no país, com qualidade comprovada e posturas profissionais e éticas, as instituições membros da entidade também buscam fornecedores e parceiros que atendam a esses requisitos. 
 
Diagnóstico – A Anahp já discute um programa de incentivo para que seus associados tenham estruturas de compliance estabelecidas?
Balestrin – A nossa contribuição inicial será a orientação para o desenvolvimento de um código de conduta que contemple todos os pontos importantes para uma organização de saúde. 
 
Diagnóstico – A Anahp foi a entidade co-fundadora do Movimento pela Ética na Saúde. De que forma essa iniciativa pode mudar a realidade do mercado de saúde brasileiro?
Balestrin – Apesar dos avanços relacionados ao tema, as companhias nacionais ainda se limitam a cumprir as suas obrigações legais, que não são poucas, e a sobreviver em um ambiente cada vez mais competitivo. Atualmente, há poucos hospitais com experiência em compliance e códigos de conduta bem estabelecidos e efetivos. Além disso, falta entendimento sobre o conceito de compliance. E não podemos deixar de mencionar que o modelo de negócio na saúde suplementar é complexo e cheio de antagonismos. Algumas empresas da indústria farmacêutica e de dispositivos médicos, especialmente as internacionais, estão mais amadurecidas sobre o entendimento de compliance e a importância de códigos de conduta bem estabelecidos. Esta iniciativa da Anahp é um passo importante para começarmos a discutir e refletir sobre as relações de mercado na saúde. 
 
Diagnóstico – Quais serão as contribuições práticas da primeira edição do Brasil Healthcare Compliance para o setor?
Balestrin – Acredito ser um passo importante para discutirmos com mais profundidade algo muito maior – que é o compliance, estimulando a reflexão e reunindo os principais agentes do setor para discutir um tema importante para a perenidade do mercado.
 
Diagnóstico Surpreendeu a Anahp a quantidade de personalidades e instituições que decidiram apoiar o movimento? 
Balestrin – O mercado tem buscado relações mais saudáveis. Evidencia desse comportamento pode ser observada pela implantação da Lei Anticorrupção. Na saúde, cresce o número de instituições hospitalares que buscam processos de acreditação, entre outro métodos de avaliação que comprovem a sua qualidade e eficiência. Entendemos como natural esse interesse do setor em apoiar o movimento. Estamos em busca de um objetivo comum nas relações – a transparência e a ética. Todos ganham com isso.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.