home notícias Gestão
Voltar Voltar
28/11/14
Código de Conduta da Anahp é lançado durante o Brasil Healthcare Compliance
Primeira iniciativa destinada abordar o tema da ética em hospitais privados no país aponta diretrizes gerais para conduta das instituições
da Redação

Foi lançado nesta quinta-feira (27) o Código de Conduta Empresarial na Anahp. A primeira iniciativa destinada a apontar diretrizes sobre condutas consideradas compliance para os hospitais privados no país foi apresentada durante o Fórum Brasil Healthcare Compliance, realizado pela Revista Diagnóstico, em parceria com a Anahp e CNS.

>> Clique aqui e confira as fotos do evento

Segundo o presidente da Anahp, Francisco Balestrin, a Lei nº 12.846 de 2013, conhecida como a "Lei Anticorrupção", é uma grande aliada no estímulo às empresas brasileiras a adotarem códigos de conduta. Neste sentido, a associação se movimentou junto aos seus membros, fez benchmarking com instituições como Grupo Marista, Covidien, Itaú Unibanco e Siemens, além de montar o Grupo de Estudos Código de Conduta Empresarial (Compliance) para Hospitais.

"Neste Manual, é possível acompanhar uma série de tópicos considerados fundamentais para a construção de um documento abrangente e que proporcione para as instituições hospitalares reconhecimento e credibilidade por estimular práticas transparentes no mercado", explica Balestrin.

O documento oferece sugestões aos hospitais associados quanto aos princípios a serem contemplados, como a integridade, transparência, solidariedade, além da valorização do capital humano, liderança responsável, entre outros. O manual também apresenta diretrizes gerais como gestão financeira, contábil e patrimonial, incentivos e os cuidados com a circulação da informação. "A integridade e veracidade dos dados contábeis e financeiros refletem a retidão e credibilidade da organização", destaca trecho do manual.

O Código ainda traz tópicos sobre o relacionamento dos hospitais com os diversos públicos e os conflitos de interesses. "A natureza das atividades e das práticas vigentes nos vários ramos de atividade, assim como na saúde, podem favorecer o surgimento de conflitos de interesse", aponta trecho do documento. Na sequência, o manual apresenta exemplos que configuram conflitos de interesse como a participação de qualquer membro da alta governança no outro lado da negociação. 

A Anahp recomenda que todos os colaboradores da organização recebam uma cópia do código e que ele seja amplamente divulgado e veiculado. 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.