home notícias Gestão
Voltar Voltar
24/04/12
Como identificar problemas no desempenho da empresa?
Além da saúde financeira, especialistas alertam outros fatores podem prejudicar a companhia
Da redação

Questões financeiras, como dívidas, calotes, empréstimos e salários atrasados sempre são o foco das atenções quando se trata de problemas em uma empresa. A avaliação do desempenho da companhia, no entanto, deve considerar outras dimensões do negócio. “Historicamente as empresas só olhavam para os resultados financeiros, mas na realidade é a mesma coisa que olhar no retrovisor”, afirma David Kallás, professor de gestão Estratégica do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). As informações são do "Portal Exame".

 

O primeiro passo, na opinião do professor de Empreendedorismo, Evandro Paes, da Business School, é detectar em que setores há problemas e, então, traçar estratégias. "É muito mais fácil controlar pequenas e médias do que grandes corporações. Não há necessidade de ter 50 métricas de finanças ou 30 fatores de análise de recursos humanos", disse.

 

Os especialistas recomendam a criação de um painel simples com alguns indicadores. Eles elencaram algumas métricas a se considerar no momento de avaliar o seu negócio.

 

Mesmo não sendo a única área que pode criar problemas numa empresa, a análise financeira é crucial para saber se algo não está bem no negócio. É preciso fazer avaliações sobre receita, custos e variáveis, além dos resultados. “Às vezes, pode lucrar, mas há problemas no caixa, seja porque está com um estoque grande, vendendo muito a prazo e demorando a receber”, destaca Kallás.

 

Também é muito importante que o empreendedor tente medir a satisfação dos clientes em relação aos produtos ou serviços prestados. É fundamental construir dados qualitativos sobre ao público do seu produto. “Ao invés de perguntar se o cliente está satisfeito, o melhor é questionar sobre a recomendação do serviço”, pondera Kallás. A internet deve ter uma atenção especial. Para o professor Evandro dos Reis é muito importante ficar alerta para reclamações na rede, já que elas exigem um acompanhamento mais próximo.

 

O lado da empresa que envolve pessoas também é algo crucial. É fundamental ter um quadro de funcionários bem composto e sempre observar o clima entrem eles.  "É importante ter a real noção do relacionamento entre seus colaboradores, se é tenso ou positivo e como é entre chefes e subordinados", diz o professor Kallás. "Se há dificuldade de contratar, muita gente saindo ou fofocas e intrigas, é porque há algo errado", completa o professor Reis.

 

Por fim, os gestores devem estar atentos às questões de operação e tecnologia. Não cumprimento de prazos de entrega, ausência de produtos no estoque e processos mal executados são sinais de problemas e devem ser evitados e/ou solucionados.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.