home notícias Gestão
Voltar Voltar
29/03/12
Congresso reúne secretários de Saúde do Nordeste em Sergipe
Encontro deve contar com a participação de mais de 800 pessoas entre profissionais e gestores de saúde. Entre os temas debatidos está a articulação regional na área da saúde
Da redação

Mais de 800 gestores e profissionais de saúde participam do VIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Nordeste, realizado em Aracaju (SE), entre esta quarta-feira (28) até sábado (31). Região brasileira que reúne 1.794 municípios e o maior número de estado entre as demais regiões do Brasil, o Nordeste foi o primeiro a organizar um congresso regional com secretários municipais de saúde, em 2004.

 

Entre os temas debatidos nas oficinas, cursos e seminários do evento, estão a gestão de recursos orçamentários e a estruturação das redes interfederativas e das Redes de Atenção à Saúde (RAS) no Nordeste, entre outros. Este último assunto foi tema da palestra do representante do Ministério da Saúde no congresso, Helvécio Magalhães.

 

“A prioridade para a implantação das RAS são as regiões metropolitanas das capitais brasileiras. Sergipe ganha destaque neste processo, pelo grau de articulação intermunicipal que vem existindo há muitos anos", disse Magalhães.

 

A organização das RAS é orientada pelas principais prioridades para a saúde da população brasileira: Urgência e Emergência, Câncer, Rede Cegonha, Atenção Psicossocial (ênfase no crack, álcool e drogas) e Atenção às Pessoas com Necessidades Especiais.

 

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, enfatizou a necessidade de aprimorar as relações entre os entes federativos (Estados, Municípios e União) na prestação dos serviços de saúde.

 

“Pela sua natureza, a saúde exige uma articulação regional.Temos que garantir que um paciente de um município pequeno possa se deslocar para uma cidade maior e assim ter o acesso a determinado serviço de saúde”, defendeu.

 

O congresso foi aberto pelo governador em exercício de Sergipe, Jackson Barreto. "Tenho consciência que esse encontro histórico contribuirá para o aprimoramento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde", disse ele. 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.