home notícias Gestão
Voltar Voltar
31/07/12
Conheça os principais laboratórios brasileiros certificados pelo CAP
Centros de diagnóstico acreditados passam por rigorosa avaliação de análise clínica, equipamentos, segurança e administração
Da Redação

Considerada uma das maiores organizações de medicina diagnóstica do mundo, o College of American Pathologists (CAP – Colégio Americano de Patologistas) certifica, desde 1960, os principais centros de diagnóstico em todo o mundo. A lista, que reúne cerca de 22 mil instituições de 108 países, possui 10 laboratórios brasileiros, em meio aos 22.500 em todo o país, com o selo CAP.

Para obter a acreditação, as instituições devem solicitar a avaliação e arcar com todos os custos. Em seguida, passam por um rigoroso processo realizado por profissionais do CAP que irão observar questões envolvendo análise clínica, anatomia patológica e também detalhes técnicos, como equipamentos, plantas físicas, registros, programas de segurança e administração. A acreditação representa para as instituições não apenas a excelência internacional, mas também uma confiabilidade por parte de médicos e pacientes.

Nomes - Entre as 10 instituições nacionais que compõem o grupo certificado pelo CAP, dois deles já receberam o selo nos últimos dois anos. O Genoa Biotecnologia, especializado em genética molecular, foi fundado em 2002 por pesquisadores do Laboratório de Patologia Cirúrgica e Molecular de São Paulo. O laboratório é especializado em genética molecular e a acreditação da CAP foi conquistada em setembro de 2010. O Genoa é responsável pela realização de exames moleculares de alta complexidade para hospitais e laboratórios, pesquisas de mutações e sequenciamento de genes.

Criado em 1947, no Rio de Janeiro, o Laboratório Richet atualmente conta com seis unidades. É administrado pela família Richet desde a sua criação e se destaca pelo uso de equipamentos modernos, pelo atendimento personalizado e pela realização de exames exclusivos, como o Verify Now, que avalia riscos de infarto, e o Septifast Diagnsótico de Sepse, que identifica espécies de fungos e bactérias da doença causadora de graves infecções.

O laboratório atua nas áreas ambulatorial, hospitalar, industrial, farmacêutica e no desenvolvimento de estudos clínicos. Mensalmente, são realizados em média 200.000 exames. A certificação pelo CAP aconteceu em outubro de 2011

Com duas acreditações do CAP, o Hospital Israelita Albert Einstein, inaugurado em 1971, em São Paulo, é considerado um dos seis hospitais de excelência do país pelo Ministério da Saúde. A primeira acreditação do CAP foi conquistada em 2009, com o Laboratório de Análises Clínicas. Em 2010, conquistou a segunda pelo Departamento de Hemoterapia, setor responsável pela coleta e transfusão de sangue.

Completam a lista a Dasa, maior rede de medicina diagnóstica da América Latina e quarta maior do mundo, considerada também referência na realização de exames nos principais hospitais e clínicas do país. O laboratório Fleury, com 22 unidades no estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, oferece mais de 3.500 testes em 37 diferentes áreas, e também teve acreditação pelo CAP conquistada em 2007. 

Destaque como a única instituição da rede pública que possui acreditação do CAP, a Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP foi criada em 1947 e realiza mais de 7,5 milhões de exames por ano.

O grupo Laboratórios Clínicos Associados (LCA), com 12 laboratórios de análises clínica distribuídos em São Paulo, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; o laboratório Santa Luzia, e o Centro de Diagnóstico Anátomo-Patológico (CEDAP), especialista em exames ginecológicos, completam a lista.

As informações são do portal da revista Exame.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.