home notícias Gestão
Voltar Voltar
19/09/12
Conhecimento que serve de inspiração para todo o Brasil
José Henrique Germann, do Albert Einstein, fala sobre nova unidade de negócio, o Instituto Israelita de Consultoria e Gestão Einstein
Da Redação

José Henrique Germann, do Albert Einstein:
José Henrique Germann, do Albert Einstein: “As instituições foco são os hospitais de médio e grande porte”

Reconhecida internacionalmente pela excelência dos seus serviços médico-hospitalares, a Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein acaba de lançar uma nova unidade de negócio, o Instituto Israelita de Consultoria e Gestão Einstein. A intenção é disseminar a cultura de assistência, capacitação e treinamento que fez da instituição uma grife entre os maiores hospitais brasileiros. Além da consultoria em gestão hospitalar, a instituição também será um concessionário do Planetree para o Brasil. “O instituto atuará como um consultor legitimado para preparar outras instituições brasileiras interessadas em obter o selo”, explica José Henrique Germann, diretor-superintendente do instituto. Entre os clientes potenciais, hospitais de  médio e grande porte, com cultura de melhoria de qualidade operacional e atuação em alta complexidade.

O QUE MOTIVOU A ESTRUTURAÇÃO DESSE NOVO SERVIÇO DE CONSULTORIA DO ALBERT EINSTEIN?
Temos um conhecimento acumulado que já se transformou em um mecanismo de inspiração para instituições de saúde de todo o Brasil. Já recebíamos solicitações e visitas de representantes e gestores de diversas entidades em busca de troca de conhecimento, e a Consultoria e Gestão Einstein torna essas iniciativas pontuais algo institucional. Vamos oferecer produtos de ponta em quatro frentes de atuação: consultoria em gestão hospitalar; consultoria em serviços de suporte à assistência; capacitação e treinamento, além de consultoria e gestão de hospitais públicos e beneficentes. Essa iniciativa reafirma nossa missão de contribuir para a melhoria do sistema de saúde brasileiro.

QUAIS FORAM OS FATORES CONSIDERADOS NA DEFINIÇÃO DAS FRENTES DE ATUAÇÃO?
Determinamos nossas frentes de atuação com base na combinação de dois fatores: as necessidades mais frequentes dos hospitais que nos procuram por meio de consultas, visitas, eventos e congressos, além do desenvolvimento do assunto no próprio Einstein. Todos os temas abordados em nosso portfólio constam das atividades internas da sociedade, e todos os consultores do instituto já são nossos colaboradores, atuando cotidianamente nas demais áreas de atuação da instituição, como hospital, medicina preventiva e diagnóstica, ensino em saúde, pesquisa em saúde, responsabilidade social e área corporativa. 

HÁ PRÉ-REQUISITOS A SEREM EXIGIDOS PARA POTENCIAIS CLIENTES? 
Não existe seleção prévia de clientes, mas para cada solicitação é feito um estudo para se estabelecer o escopo de trabalho dentro das áreas de eficiência e especialização da instituição. As instituições foco são hospitais de porte médio e grande, com atuação em especialidades e serviços de alta complexidade e com cultura de melhoria de qualidade operacional, traduzida na assistência na melhoria contínua e na segurança do paciente.

QUANTO CUSTA O SERVIÇO?
Não podemos falar em um valor médio, pois o custo da consultoria será calculado com base nas horas trabalhadas, ou seja, na duração de cada projeto. Dependendo do escopo de cada projeto, a consultoria pode durar uma semana ou até dois anos.

QUAL A AMBIÇÃO DO INSTITUTO NESSE PRIMEIRO ANO DE ATUAÇÃO?
A meta a ser alcançada em 2012 é de, no mínimo, quatro projetos de prestação de serviços. Já estamos atendendo o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), com consultorias para o Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro, e para o Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo). Também realizamos projetos com o Hospital Mater Dei, em Minas Gerais, e com o Instituto Cardiopulmonar, em Salvador, além de duas consultorias em Luanda, em Angola, com a Clínica Girassol e seis hospitais públicos nacionais. 

COMO VAI FUNCIONAR A PARCERIA ENTRE O EINSTEIN E A PLANETREE?
O Hospital Albert Einstein recebeu a certificação Planetree em 2011, e o Instituto de Consultoria e Gestão será um concessionário do Planetree para o Brasil, atuando como um consultor legitimado para preparar outras instituições brasileiras interessadas em obter o selo. Contribuiu para essa parceria o fato de termos passado por um período de três anos em preparação para a certificação Planetree, o que qualifica um time de colaboradores envolvidos neste processo para a prestação de serviços neste tipo de consultoria. 

*Entrevista publicada na revista Diagnóstico, n°15.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.