home notícias Gestão
Voltar Voltar
08/11/11
Consultorias em saúde: corrigindo erros e aumentando lucros
Visão de profissionais de fora da instituição pode ajudar no gerenciamento de finanças e aumentar faturamento
Adalton dos Anjos

A gerência de uma instituição de saúde com foco empresarial pode não ser suficiente para garantir o sucesso financeiro de um hospital ou clínica. O momento do mercado de saúde, que sofre interferências e pressões de todos os lados, muitas vezes exige que o gestor lance mão da figura de um consultor para revisar processos específicos, implementar sistemas de qualidade, realizar estudos de viabilidade de novos setores ou equipamentos e até planos estratégicos e de expansão.

 

Foi o que fez o Hospital Memorial de Petrolina, em Pernambuco. Há cerca de três meses, a instituição está sendo recebendo os serviços da B&R Consultoria Empresarial, empresa com sede em Recife. “A contratação dos serviços da consultoria visava mapear e corrigir os processos e procedimentos para melhoria do desempenho e qualidade no atendimento, além de um faturamento mais rápido e eficiente”, explicou o diretor executivo da unidade de saúde, Ademilton Nardelli Couto.

 

Para Gustavo Campana, sócio-diretor da Formato Clínico, empresa de consultoria da capital paulista, um dos benefícios na contratação de um serviço deste tipo é a visão multiprofissional oferecida pelo consultor, que, além disso, tem um olhar sem vícios da rotina e de forma neutra.

 

“Compreender as necessidades assistenciais e dos profissionais de saúde e buscar o alinhamento destas com modelos de operações eficientes e lucrativas é o principal objetivo de um consultor”, afirma Campana. Ele ainda alerta que é preciso estar atento aos valores dos clientes e aspectos que dizem respeito à regionalidade das organizações na hora de definir a sequência do trabalho.

 

O trabalho de uma consultoria não deve se dar apenas no assessoramento do negócio e dos seus gestores, como alerta Campana. “Este profissional deve compreender e absorver tendências, novas práticas e ferramentas de gestão e também hands-on, isto é, em projetos específicos, ele deverá atuar junto às operações”, explica.

 

A consultoria no Memorial de Petrolina, que tem investimentos estimados em R$120 mil, foi contratada para atuar nas áreas de faturamento, financeiro, hotelaria, recursos humanos e logística de suprimentos. “Já observamos retorno com aplicação dos novos processos e retorno programado do investimento a curto prazo”, revela Couto.

 

Campana também explica que as operações mais produtivas e eficientes nos negócios em crescimento e a satisfação dos pacientes e clientes são responsáveis pela recuperação do valor investido e aumento dos lucros em pouco tempo. “Há também a possibilidade de benchmarking com indicadores de mercado ou de instituições de referência”, conta o consultor.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.