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21/11/14
Consumidores podem comparar indicadores de qualidade de planos
ANS divulgou levantamento que leva em conta os 30 indicadores reunidos no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)
Akemi Nitahara, da Agência Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, nesta quarta-feira (19), o Raio X das Operadoras de Planos de Saúde. O levantamento leva em conta 30 indicadores, que compõem a nota de cada plano de saúde, reunidos no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). O índice foi criado em 2011, mas pela primeira vez a agência reuniu os dados em uma tabela única, o Painel de Dados Integrados da Qualidade Setorial, em que é possível comparar os planos.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira, o objetivo do levantamento é avaliar o desempenho das operadoras e fornecer informação qualificada ao beneficiário. “É uma avaliação que a gente vem fazendo ao longo do tempo e que hoje traz, além do retrato desse desempenho, algumas propostas de outros indicadores que possam municiar o beneficiário a comprar um produto, um plano de saúde, a trocar o plano de saúde e até mesmo avaliar o seu plano de saúde”.

Foram avaliadas 1.237 operadoras de planos de saúde do país, que juntas somam 68 milhões de beneficiários. As notas vão de 0 (pior) a 1 (melhor), de acordo com o desempenho em atenção à saúde; estrutura e operação, satisfação dos beneficiários; e econômico-financeiro. Entre os parâmetros analisados, estão a taxa de mamografia, a proporção de parto cesáreo, dispersão da rede assistencial e o índice de reclamações.

No geral, a ANS considera boa a avaliação dos planos e informa que os indicadores não apresentam alteração significativa nos últimos anos. Do total, 66,7% dos planos de saúde tiveram desempenho bom ou ótimo em 2013, ano usado como base dos últimos dados divulgados; 21,9% podem ser consideradas razoável e 11,4%  ruins ou péssimos. Na distribuição por número de usuários, 82,5% são atendidos por operadoras com avaliações boa ou ótima.

O diretor-presidente da ANS, André Longo, destaca que o painel é importante para que o beneficiário possa escolher o plano mais adequado para suas necessidades. “Esse é um esforço técnico da agência para qualificar as informações para o consumidor, a empresa, todos os contratantes de plano de saúde. É muito importante que as pessoas possam utilizar essas informações na hora de fazer as suas escolhas, até do ponto de vista das suas necessidades com relação a um plano de saúde que ela esteja querendo contratar”.

Os dados podem ser consultados na página da ANS, tanto a avaliação individual de cada operadora como o painel com os dados reunidos.



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