home notícias Gestão
Voltar Voltar
18/10/11
Cresce interesse das instituições nordestinas por certificação internacional
Até o momento, Sul e Sudeste concentram organizações acreditadas pela CBA-JCI
Mara Rocha

“Estamos percebendo um maior interesse e procura de instituições do Nordeste pelo processo CBA-JCI”, comemora o coordenador de Educação e diretor de Relações Institucionais do CBA, Heleno Costa Junior, citando os processos de acreditação dos hospitais Professor Edgard Santos, na Bahia, e Barão de Lucena, em Pernambuco. Ambos foram os primeiros da rede pública nordestina a buscar a certificação, através de um projeto da Superintendência de Sustentabilidade do Hospital Alemão Oswaldo de Cruz de São Paulo. Além destes, a empresa de atenção domiciliar SOS Vida, de Salvador, e os hospitais privados Santa Joana e Memorial São José, de Recife, integram os quadros de preparação do CBA-JCI.

 

Para Costa Júnior, o fato de atualmente apenas organizações do Sul e Sudeste terem a certificação se deve à localização do CBA em São Paulo e Rio de Janeiro. “Além disso, a concentração de instituições de saúde e o próprio histórico de evolução de negócios e de oportunidades econômicas da região também possibilitam o acesso ao programa de acreditação internacional CBA-JCI”, justifica o coordenador.

 

Tempo de espera - Possuir a Certificação da JCI mostra o comprometimento da organização hospitalar com a melhoria contínua da segurança e atendimento dos pacientes, visitantes e funcionários, e requer um conjunto de ações planejadas que demandam tempo. No caso de um hospital de médio porte, o processo de preparação dura, em média, de 18 a 24 meses e depende essencialmente da direção de cada instituição e da sua capacidade de respostas diante das necessidades de adequações para atender aos requerimentos dos padrões da JCI. Atualmente, cerca de 440 organizações no mundo possuem a certificação JCI. Destas, 22 são brasileiras.

 

“Algumas instituições têm mais necessidades de ajustar processos, alterando condutas e práticas profissionais e clínicas, o que pressupõe decisões gerenciais ou institucionais. Outras têm necessidades de obras físicas ou reformas estruturais, o que pode demandar mais tempo, pois exige investimentos financeiros que nem sempre estão prontamente disponíveis”, explica Costa Júnior.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.