Dados divulgados nesta quinta-feira (20), pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram avanço na qualificação das empresas de planos de saúde. O Relatório do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar - Componente Qualificação das Operadoras indica que 32% das operadoras médico-hospitalares possuem Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) igual ou superior a 0,6. Cerca de 41 milhões de beneficiários são atendidos por empresas nas duas faixas de melhor avaliação do IDSS.
A pesquisa indica evolução do percentual de empresas com melhor avaliação do IDSS nos últimos três anos, passando de 11% em 2007 para 32% em 2010. Nas operadoras exclusivamente odontológicas, o percentual passou de 13%, em 2007, para 29%, em 2010.
O Programa de Qualificação das Operadoras avalia o desempenho destas por meio do IDSS, índice variável de 0 a 1 e composto por quatro dimensões: desempenho da atenção à saúde (peso 50%), desempenho econômico-financeiro (30%), desempenho de estrutura e operação (peso 10%) e desempenho da satisfação dos beneficiários (10%). Cada um dos critérios é medico por indicadores calculados com base nos dados dos sistemas de informações da ANS.