home notícias Gestão
Voltar Voltar
01/10/13
Dois mil cubanos chegam ao Brasil para segunda etapa do Mais Médicos
Além dos 2 mil cubanos, os 149 médicos com diploma do exterior que foram selecionados para a segunda fase do Mais Médicos iniciam o módulo de avaliação no dia 7
Yara Aquino, da Agência Brasil

Até o final desta semana, chegam ao Brasil mais 2 mil médicos cubanos para a segunda etapa do Programa Mais Médicos. Nesta segunda-feira (01), os primeiros 135 profissionais de Cuba desembarcam em Vitória (ES). Na próxima segunda-feira (7), os 2 mil cubanos iniciam o módulo de avaliação que tem duração de três semanas com aulas sobre língua portuguesa e o sistema brasileiro de saúde pública. As informações são do Ministério da Saúde.

Além dos 2 mil cubanos, os 149 médicos com diploma do exterior que foram selecionados para a segunda fase do Mais Médicos iniciam o módulo de avaliação no dia 7. As aulas ocorrerão no Distrito Federal, em Fortaleza, Vitória e Belo Horizonte.

Na primeira fase do Programa Mais Médicos, 400 profissionais cubanos chegaram ao Brasil e passaram por curso de formação e avaliação. A previsão do Ministério da Saúde é trazer ao país, até o final do ano, 4 mil médicos cubanos. Esses profissionais vêm ao Brasil por meio de um acordo intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Assim como os médicos com diploma do exterior que se inscreveram individualmente, os cubanos que vêm pelo acordo com a Opas não precisam passar pelo Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior) e, por isso, terão registro provisório por três anos para atuar na atenção básica e com validade restrita ao local para onde forem designados.

PROFISSIONAIS COMEÇAM A SE APRESENTAR PARA A SEGUNDA ETAPA
Os 416 médicos brasileiros que participam da segunda etapa do programa começaram a se apresentar nesta segunda-feira (01) nos 228 municípios e nove distritos de saúde indígena onde vão trabalhar. O profissional que não iniciar as atividades até o próximo dia 14 será excluído do programa.

Para confirmar o início do trabalho no Mais Médicos, os profissionais têm de apresentar seus documentos pessoais, além do diploma, registro profissional válido de um conselho regional de Medicina (CRM) e termo de adesão assinado.

Entre os 416 profissionais com diplomas do Brasil, 245 vão para municípios do interior, 159 seguirão para as periferias de capitais e regiões metropolitanas e 12 atuarão em distritos indígenas. A Região Nordeste receberá 168 profissionais, seguido do Sudeste (93), Centro-Oeste (68), Sul (44) e Norte (43).

Na segunda-feira (07), a segunda etapa tem continuidade com o curso de formação e avaliação dos 2 mil médicos cubanos e 149 médicos com diploma do exterior que vão atuar na segunda etapa do programa. O curso tem a duração de três semanas.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.