home notícias Gestão
Voltar Voltar
05/02/16
Educação e Saúde são as pastas com mais denúncias de irregularidades em SP
Foram cerca de 67 denúncias ligadas à Educação e 35 em relação à Saúde. Casos de favorecimento de servidores e problemas com licitações estão entre as acusações
Folha de S. Paulo

São Paulo - Em 2015, as secretaria municipais de Educação e Saúde de São Paulo foram as que mais registraram denúncias por irregularidades. Foram cerca de 67 denúncias ligadas à Educação e 35 em relação à Saúde. O teor das acusações são principalmente ligados a supostos casos de favorecimento de servidores e problemas com licitações, contratos e orçamentos. Com informações da Folha de S. Paulo.

Ao longo do ano, a Prefeitura registrou cerca de 401 denúncias em todas as secretarias e subprefeituras, 27,3% a mais do que em 2014, com 315 registros. Todas estão sob sigilo. 

O balanço foi divulgado após a criação de um núcleo, em maio de 2015, que concentra demandas que chegam através da internet por meio do formulário da CGM e dos canais de atendimento da ouvidoria-­geral da capital. 

Com esse núcleo, foi possível separar as irregularidades cometidas por servidores das reclamações como o mau funcionamento de serviços públicos ou má prestação de serviços.

Em uma das denúncias, uma servidora da secretaria de Educação foi exonerada após denúncia anônima. Ela havia tirado licença médica para viajar e, segundo as investigações, publicou nas redes sociais fotos de uma viagem ao Caribe, mesmo afirmando que estava doente. As imagens foram enviadas à Controladoria­Geral do Município (CGM) sob sigilo.

De acordo com Roberto Porto, controlado-r­geral do município, o aumento nas denúncias representa um maior número de pessoas que querem denunciar irregularidades, mesmo anonimamente. A reclamação, conforme Porto, pode ser de um serviço de tapar buraco no bairro. Já a denúncia, é em relação a uma omissão proposital ou conduta ilícita. por isso ele explica que é preciso separar o que é corrupção e o que é gestão.

Dessa forma, um dos objetivos do levantamento é identificar as áreas mais problemáticas e então implementar coordenadorias de controle interno, para ajudar a CGM nas pastas que possa apurar irregularidades e supostos casos de corrupção.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.