Especialista em Family Business traça perfil do empresário familiar
Eduardo Najjar: empresários familiares formam uma variedade do tecido sociocultural nacional. Devem ser protegidos e incentivados
Da redação
Expert em family business, professor, consultor, palestrante, coordenador do GrandTour Family Business Internacional e colunista do Blog do Management (Exame.com) e da revista Diagnóstico, em seu último artigo para a revista Diagnóstico, Eduardo Najjar traçou um perfil do empresário familiar. Em "O DNA do empresário familiar", o articulista afirma que, nas duas últimas décadas, teve "a sorte de conhecer muitos empresários".
"Eliminando especificidades de cada negócio, das famílias e traços de personalidade específicos, observo neles um fio condutor de excelência, paixão e compromisso. Senão vejamos", escreve Najjar, para em seguida compilar uma série de características. "Acostumados a correr riscos e às contingências da atividade econômica, movem-se com relativo conforto no ambiente incerto e mutável do mundo dos negócios", escreve o consultor.
Outra característica do empresário familiar apontada por Eduardo Najjar é o fato de que a análise detalhada do negócio e a utilização dos instrumentos clássicos de gestão "não são o seu forte", diz. E completa: "Todo o resto é o aperitivo da ação de criar riqueza a cada dia". "Delegar é a solução", conclui Najjar, "ainda que contra a tendência natural de gestão do negócio em que acreditam".
Clique aqui e leia o artigo completo.