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18/01/12
Especialistas apontam ganhos com estratégias de fidelização
Conhecer os clientes, valorizá-los, e treinar funcionários são algumas estratégias que poderão trazer reflexos no faturamento
Da redação

O desafio para gerir uma empresa vai muito além do número de clientes do negócio. Especialistas pontuam que as estratégias de fidelização podem ser um bom investimento na hora de definir o futuro da empresa. Quando bem atendidos, os clientes voltam e fazem o famoso “boca-a-boca”, trazendo reflexos para o faturamento. As informações são do Portal Exame.

 

“Antigamente se divulgava para conquistar mais clientes. Hoje se pensa em quanto tenho de participação no gasto de cada cliente”, analisa o consultor de marketing do Sebrae/SP, Wlamir Bello. Segundo ele, o ganho em sinergia quando se pensa estrategicamente na fidelização de clientes é grande. Conseguir um cliente novo é dez vezes mais caro do que atrair e manter um cliente.

 

O professor do MBA de Marketing de Serviços da ESPM, Carlos Fernando Nogueira, explica que identificar características da família dos clientes é um bom começo na hora de planejar as ações de fidelização. “Uma empresa que conhece um cliente a ponto de conhecer, por exemplo, sua família consegue ter componentes que envolvem escolhas mais complexas e, consequentemente, pode manter uma relação mais rentável”, conta. A formação de um banco de dados com nome, endereço, telefone, histórico de compras é usado por 47% das micro e pequenas empresas, de acordo com Bello.

 

Demonstrar a importância dos clientes e tratá-lo de acordo com a sua particularidade é uma forma de definir estratégias específicas. “É muito comum haver clientes que geram dez vezes mais negócios que outros e, se eles recebem atenção no mesmo nível, a companhia perde o dinheiro”, afirma Nogueira. Outras dicas são as apostas em promoções, descontos, brindes, ofertas, entre outros benefícios.

 

Ouvir as críticas e reclamações e traçar formas de resolver os problemas para manter a qualidade do serviço ou produto também são formas de fidelizar clientes, apontadas por Nogueira. “Tem sempre que olhar para como isso evolui, não achar que tratou de um problema e esquecer outras coisas que podem estar acontecendo”, conclui.

 

A preparação de funcionários também é importante para atender todas as situações possíveis. “Quando as coisas acontecem, o empresário tem que contar com pessoas que entendam o espírito com que a empresa quer tratar cada situação”, explica o professor.



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