home notícias Gestão
Voltar Voltar
03/05/12
Estratégias para sua empresa crescer sem aumentar custos
Consultores e especialistas dão dicas simples, mas fundamentais para manter seu negócio vivo sem precisar crescer os gastos
Da redação

Mesmo com a ideia disseminada de que crescer significa abrir uma nova unidade ou aumentar as vendas substancialmente, especialistas apontam outras ações sem alto custo que podem trazer ótimo resultados no longo prazo. As informações são do portal "Exame".

 

A nova tendência entre as startups é crescer e torna o negócio viável com o mínimo de capital possível. “A pior coisa para uma startup é o capital. Quando você está trabalhando com um orçamento pequeno, a lógica é criar soluções criativas”, disse Cassiano Farani, membro do Centro de Empreendedorismo do Ibmec.

 

A primeira dica é saber o que seus clientes querem. Realizar uma pesquisa informal com os consumidores para saber como eles enxergam sua empresa e o que espera dela é importante. “Todo crescimento orgânico tem no foco o desenvolvimento do cliente. O que vale é primeiro aprender com o cliente e depois escalar no mercado. Muitas empresas falham não por ter um produto ruim, mas por não ter um cliente disposto a pagar”, explica Farani.

 

Outro conselho é usar e abusar da internet sem piedade. A web é hoje a principal mídia par as pequenas empresas que querem aparecer. “Há uns 10 anos, gastava-se dinheiro em folder, em jornal e revista. A internet popularizou e viabilizou enormemente isso, desde um site com contato comercial e algumas informações até muito mais recentemente, o que tem se tornado tremendamente efetivo, a as mídias sociais”, explica Aloisio Buoro, professor de Gestão Estratégica do Insper.

 

Uma forma de fazer o negócio crescer sem precisar aumentar gastos é incentivar a inovação dentro da equipe. “O que causa mais efeito é o líder estimular esse processo internamente”, sugere Farani.O consultor sugere a criação de um departamento de pesquisa e desenvolvimento, além da criação de uma rede na internet, onde você possa ter uma visão 360º do que o mercado está falando.

 

Participar de eventos, trocar cartões e fazer contatos são atitudes mínimas que um empreendedor deve ter, mas nem sempre trazem resultados efetivos. Para o professor do Insper, o segredo é levar o negócio para todos os lugares, até onde parece que não faz sentido. “Para uma empresa pequena, o dono deve ter uma rede de contatos de trabalho e pessoal, mas deve aumentar o ciclo e percorrer diversos grupos e nichos”, diz Buoro.

 

Por fim, é fundamental que você faça parceiras. Apesar do pouco sentido que a palavra tem hoje, quando levada à sério, essa estratégia se torna uma ótima forma de aumentar as vendas da sua empresa. “Tem que significar de alguma maneira ampliar o seu estopo de negócio. Você pode contar com um parceiro para fazer um pedaço do produto que você não faz ou fazer junto”, define.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.