home notícias Gestão
Voltar Voltar
28/03/14
Estudante denuncia hospital por rejeitar doação de sangue por ele ser gay
Médica da unidade questionou sexualidade do doador em entrevista. Após queixa, a direção do hospital se desculpou e realizou o procedimento
iG

O estudante de Jornalismo Leonardo Uller, 20, foi na última quarta-feira (26) até o hospital paulistano 9 de Julho para doar sangue. Mas segundo Leonardo, a instituição não quis receber a sua doação devido ao fato dele ser homossexual. As informações são do portal iG.

Leonardo conta que procurou a instituição por causa de um tio internado na UTI do 9 Julho. Segundo ele, a própria instituição pediu aos familiares do enfermo que fizessem as doações. Mas, segundo o estudante, ele só conseguiu fazer a doação após muita insistência.

Ele conta que, inicialmente, não houve nenhuma dificuldade e, até a consulta médica, foi "bem recebido na triagem". Uller conta que o problema aconteceu durante a entrevista com a médica, quando ela o questionou se ele mantinha relações com outros homens. Ao prosseguir da conversa, a médica informou que não poderia aceitar o sangue do doador por ele ser gay. 

O estudante, que mandou um e-mail relatando o acontecido à direção do Nove Julho. Na noite da última quinta-feira (27), voltou à unidade, atendendo um convite da direção da instituição. Ele conta que conversou com a diretora técnica, Regina Tranchesi. Segundo ele, ela se desculpou em nome do hospital e admitiu que a postura da médica não estava correta ao recusar a doação com a justificativa dele ser gay. O hospital também prometeu mudar a triagem e não perguntar mais sobre a orientação sexual dos doadores. 

De acordo com Adriana Galvão, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB-SP, as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre o assunto são contraditórias.

A Resolução de 14 de junho de 2004 (RDC nº. 153), que dita os procedimentos de hemoterapia no Brasil, segue o direcionamento internacional ditado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Ela define que homens que tiveram relações sexuais com outros homens nos últimos 12 meses que antecedem a triagem clínica são inaptos temporariamente para doação de sangue.

Por outra lado, a mesma Anvisa publicou em 2011 uma Portaria (MS nº 1.353, de 13.06.2011 DOU 1 de 14.06.2011) que complementa a resolução, dizendo que "A orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria.”

A assessoria do Hospital 9 de julho enviou nota à imprensa:

Em relação ao caso do doador Leonardo Uller, o Hospital 9 de Julho informa que as doações de sangue realizadas no banco de sangue que atende a instituição seguem a legislação vigente - Portaria 2712, de 12/11/2013 do Ministério da Saúde.

Com o objetivo de garantir a saúde do receptor e do doador, a legislação determina que todos os candidatos à doação em qualquer banco de sangue passem por uma triagem clínica que envolve uma entrevista individual padronizada, que todo sangue doado seja submetido a testes rigorosos e, se aprovado, seja disponibilizado de acordo com o tipo sanguíneo do paciente.

Ressaltamos que caso seja identificada alguma alteração, o doador é notificado pelo banco de sangue e convocado para, se necessário, repetir os exames e receber orientação médica. A ausência de notificação pelo banco de sangue indica que o sangue está apto a ser doado e o processo seguirá normalmente.

Ressaltamos que o Hospital 9 de Julho é veementemente contra qualquer tipo de discriminação por seus colaboradores ou parceiros e tem como premissas básicas o cumprimento da legislação e o compromisso com a segurança na assistência ao paciente.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.