home notícias Gestão
Voltar Voltar
12/06/14
Ex-funcionário da Novartis é preso por falsificação
Suspeito foi detido por ter falsificado resultados para exagerar nos efeitos de um medicamento
Da redação

Tóquio - Suspeito de ter falsificou resultados clínicos para exagerar nos efeitos benéficos de um medicamento contra a hipertensão, um ex-funcionário japonês do grupo farmacêutico suíço Novartis foi detido, nesta quarta-feira (11). As informações são da agência AFP. 

De acordo com Nobuo Shirahashi, porta-voz da procuradoria japonesa, a prisão do suspeito está relacionada com um escândalo ocorrido em 2013 envolvendo duas universidades japonesas. As duas denunciaram a manipulação de resultados clínicos sobre o medicamento contra a hipertensão Diovan (Valsartan).

Segundo a denúncia, um pesquisador da Novartis participou das análises e manipulou os resultados para afirmar que o medicamento era eficaz contra a hipertensão arterial e também contra a angina e os ataques cerebrais.

Com os resultados destes testes, a Novartis Pharma divulgou o produto, comercializado sob o nome de Diovan no Japão, onde gera todos os anos mais de 100 bilhões de ienes em receitas (1 bilhão de dólares). O medicamento é distribuído em mais de cem países.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.