home notícias Gestão
Voltar Voltar
03/11/14
Francisco Horta é eleito provedor da Santa Casa do Rio de Janeiro
Juiz aposentado, Horta ficará à frente da entidade até o dia 02 de julho de 2016. Ex-provedor Dahas Zarur foi afastado por irregularidades e fraudes fiscais
Cristina Indio, da Agência Brasil

O juiz de Direito aposentado Francisco Horta é o novo provedor da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Em eleição realizada na última semana, ele obteve 83 dos 86 votos válidos. A posse de Horta foi imediata, e o novo provedor ficará à frente da Santa Casa até o dia 02 de julho de 2016, para completar o mandato de três anos, para o qual Dahas Zarur [ex-provedor] fora eleito.

Dahas foi afastado, porém, pela Justiça, no ano passado, acusado de irregularidades e fraudes fiscais nas vendas de jazigos em cemitérios do Rio e em imóveis de propriedade da entidade. O cargo era ocupado, interinamente, pelo advogado Luiz Fernandes Mendes de Almeida, enquanto Horta atuava como mordomo dos quase 600 imóveis de propriedade da Santa Casa.

Até hoje, uma intervenção determinada pela Justiça do Trabalho para cumprimento de ações que reivindicam pagamento de dívidas trabalhistas impedia que a eleição ocorresse, mas uma decisão da juíza interina da 62ª Vara do Trabalho, Luciana dos Anjos Reis Ribeiro, permitiu a realização do pleito. Além disso, segundo a Justiça do Trabalho, a decisão, que será publicada amanhã no Diário Oficial, informará que o desembargador aposentado Damir Vcribradic, indicado como interventor na gestão da Santa Casa, declinou e não ocupará o cargo.

Para Francisco Horta, a decisão do desembargador deve ter sido tomada após a visita dele ontem (27) à entidade. “Ele percebeu a grande mudança e, por isso, é que certamente entregou o cargo, porque percebeu que não havia necessidade de interventor. A Santa Casa hoje tem uma irmandade muito unida e proba, onde a corrupção é zero. Ele percebeu isso e depositou o cargo. Isso é bom, porque demonstra uma mudança reconhecida por alguém que não nos frequenta, mas é um irmão antigo”, disse em entrevista à Agência Brasil.

O novo interventor espera que até o fim do ano, o Hospital Geral da Santa Casa, no centro do Rio, opere com 41 enfermarias - hoje são 21 - e uma nova unidade de tratamento intensivo. Francisco Horta tem apoio do governo do estado do Rio para expandir o atendimento médico-hospitalar.

No último domingo (26), o governador reeleito Luiz Fernando Pezão disse que na próxima semana vai investir na inauguração de 30 novos leitos e até dezembro a meta é chegar a 150 leitos. “Eu não tenho dúvida que a Santa Casa voltará a prestar os relevantes serviços à população. Ela tem cinco hospitais em pleno funcionamento", acrescentou, e mencionou o Hospital Geral, no centro do Rio, e as unidades da zona sul, Cais do Porto, Cascadura e Penha.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.