home notícias Gestão
Voltar Voltar
31/05/12
Gestão de pessoas é ponto crítico em fusões e aquisições
Se mal gerenciado, o
Da redação

Com o crescente número de fusões e aquisições que acontece no Brasil atualmente, uma das situações mais delicadas neste tipo de operação vem à tona: a gestão de pessoas. As informações são do jornal "Valor Econômico".

 

Apenas no últimos dias mais de 19 negócios foram fechados, movimentando mais de R$ 10 bilhões. Se mal gerenciado, o "lado humano" das companhias pode levar a perdas de produtividade estimadas em 30%.

 

A falta de um planejamento estratégico eficiente de como o processo de fusão ou aquisição será comunicado, tanto para os funcionários quanto para o público externo, é um dos principais fatores causadores da queda na produtividade.

 

Para o vice-presidente da consultoria LHH/DBM, Augusto Figueiredo, se há baixa no redimento dos funcionários, a retomada a níveis pré-fusão pode demorar até seis meses.

 

A falta de um planejamento estratégico eficiente de como o processo de fusão ou aquisição será comunicado, tanto para os funcionários quanto para o público externo, é um dos principais fatores causadores da queda na produtividade.

 

A dica do consultor é ser franco com os colaboradores e abrir espaço para que eles façam perguntas, com o objetivo de tornar a operação bastante clara. “É fundamental manter coerência entre as informações passadas para o público interno e o externo”, ressalta Figueiredo.

 

O forte ritmo de fusões e aquisições no país acontece no mesmo momento em que entra em vigor a lei que cria o chamado “SuperCade”, determinando que as operações sejam submetidas à aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

 

Recentemente, o Grupo DOr, um dos maiores grupos de saúde do Brasil, anunciou a compra do Hospital Santa Lucia, localizado na capital federal, Brasília.

 

>> Leia mais:

Executivos discutem impacto das novas regras do Cade na saúde

Rede D´Or anuncia fusão com Hospital Santa Lucia, do DF



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.