home notícias Gestão
Voltar Voltar
21/11/11
Gestores darão mais importância à redução de custos em 2012
Pesquisa anual revela que 78% dos executivos do setor de saúde darão prioridade a questões financeiras
Adalton dos Anjos

Uma pesquisa anual divulgada pela empresa americana de softwares Surgical Information Systems indica que 78% dos executivos do setor de saúde darão mais importância para redução de custos no departamento perioperacional em 2012. Os participantes do levantamento já planejam projetos que envolvam a otimização de recursos para adquirir suprimentos, implantes e tecidos, além da padronização dos fornecimentos visando diminuir desperdícios.

 

Uma comparação com os resultados do ano passado aponta um aumento de 34% do número de executivos que darão prioridade à redução de custos. Em 2010, 25% dos hospitais mencionaram a maximização de reembolsos como principal preocupação financeira, enquanto este ano o percentual caiu pela metade.

 

“Todos querem reduzir custos, a dúvida é como fazê-lo. A medicina preventiva seria um dos métodos que traria benefícios tanto para pacientes, quanto para prestadores”, disse Roberval Garcia, consultor da Result, ao Portal Diagnósticoweb. Garcia destacou também o trabalho junto com unidades especializadas e a criação de indicadores de desempenho de qualidade para operadoras como medidas que ajudariam a reduzir custos.

 

O diálogo entre gestores e fornecedores é apontado por Roberval Gonzalez, diretor administrativo do Natal Hospital Center, sediado na capital potiguar, como uma das soluções para a apresentação de melhores resultados financeiros. “Temos uma maneira antagônica de pensar os negócios em saúde no Brasil: para que um tenha resultados positivos, o outro terá um negativo. O desafio é encontrar o método em que os dois lados ganhem, por isso a interlocução deve ser uma ferramenta oferecida no lugar da implantação da força.” revelou.

 

A pesquisa ainda indica o desempenho e a qualidade do atendimento ao paciente como duas das três principais preocupações de trabalho para executivos; fato que se repete desde a aplicação da primeira pesquisa, em 2008. Participaram do levantamento mais de 80 executivos representando 70 hospitais.

 

“O sistema de saúde necessita de líderes que planejem além das estratégias de corte de gastos”, pontua Richard Clarke, presidente da Healthcare Financial Management Association e CEO ouvido pela Surgical Information Systems. “As organizações precisam melhorar sua eficiência na redução de desperdício, além da construir de uma cultura de responsabilidade para capacitar funcionários”.

 

“A possibilidade de ter cada vez mais dados acionáveis nos centros cirúrgicos, onde está cerca da metade dos custos de um hospital, tem sido uma vantagem significativa para as instituições melhorarem seu desempenho financeiro, bem como sua eficiência clínica e operacional”, avalia Ed Daihl, CEO da Surgical Information Systems. “Um cliente em especial foi capaz de reduzir cerca de 40% do seu custo médio, o que se traduziu em uma economia anual de mais de US$ 160 mil para apenas um procedimento”, completa.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.