home notícias Gestão
Voltar Voltar
30/01/15
Governo dos EUA lança projeto de plano para dados de saúde digitais
Departamento de saúde norte-americano quer diminuir os 2,9 trilhões gastos atualmente
Da Redação

O governo Obama propôs hoje um plano para que maioria dos médicos, hospitais e seus pacientes cumpram as normas nacionais para a manipulação eletrônica de dados clínicos até  final de 2017.

O Departamento de Saúde norte americano - Department of Health and Human Services - (HHS), lançou um relatório preliminar que pretende estabelecer um sistema de tecnologia de informação em saúde inter-operável que pode ser acessado por pacientes e seus prestadores de cuidados de saúde. O plano faz parte um esforço para afastar o sistema de saúde dos EUA dos 2,9 trilhões gastos na dispendiosa lógica de "taxa por serviço" (fee-for-service). 

Especialistas dizem que os padrões de TI da saúde nacional deverão conduzir o sistema à transparência dos dados médicos, preços e desempenho do provedor, ajudando simultaneamente os hospitais de apoio e consultórios médicos na busca de modelos de prestação de cuidados que enfatizam a qualidade da assistência e a poupança em detrimento da quantidade.

A secretária de Saúde e Serviços Humanos, Sylvia Burwell, anunciou há poucos dias, o objetivo de transferir 50 por cento dos pagamentos de "taxa por serviço" da Medicare para prestadores de cuidados com foco na qualidade até o final de 2018.

Também foi formado um grupo de trabalho da indústria para facilitar uma transformação semelhante para o setor privado de saúde.

Segundo o HHS, o novo roteiro de TI "centra-se em acções que permitirão a maioria dos indivíduos e prestadores em todo o continuum de cuidados enviar, receber, encontrar e utilizar um conjunto comum de informação clínica electrónica a nível nacional até o final de 2017."

O lançamento foi recebido com entusiasmo por defensores dos consumidores que apoiam as metas de cuidados de saúde da administração Obama, conta a edição online do The New York Times.

"Estamos especialmente satisfeitos que o novo roteiro se centra na interoperabilidade não apenas entre os fornecedores, mas também entre os pacientes e seus cuidadores familiares, reconhecendo-os como parceiros iguais", afirmou em comunicado Debra Ness, presidente da National Partnership for Women & Families.

O documento abrange as normas técnicas e funções essenciais, certificação, privacidade, segurança e governança e foi estabelecido um período de discussão pública sobre o projecto que durará até 3 de Abril.

HHS divulgou uma lista separada de assessoria padrões disponíveis e as especificações de implementação. Comentário público sobre a assessoria normas fecha 1º de maio.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.