home notícias Gestão
Voltar Voltar
13/02/13
Governo financiará conexão banda larga de UBS
Audiência pública com operadoras de telefonia para estabelecer os critérios do serviço será realizada em fevereiro
Estado de S. Paulo

Brasília - O Ministério da Saúde anunciou que irá financiar a conexão a internet banda larga de 12,3 mil unidades básicas de saúde. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a previsão é de que R$ 45 milhões sejam destinados este ano para custear o projeto. Ainda no mês de fevereiro, uma audiência pública deverá ser feita junto as operadoras de telefonia para estabelecer os critérios do serviço, como qualidade da conectividade e velocidade. A ação será feita em parceria com o Ministério das Comunicações.

Segundo Augusto Gadelha, diretor do DataSus, a licitação será aberta em março. "O financiamento nesta primeira etapa será para unidades básicas. Mas já estão sendo avaliadas ações semelhantes para outros serviços", disse. O custeio será ofertado para unidades básicas que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade, lançado pela Pasta da Saúde para tentar melhorar a qualidade da assistência na atenção básica. De acordo com Gadelha, embora o cronograma ainda não esteja definido, as licitações deverão ser concluídas em um ano.

De acordo com o ministro Alexandre Padilha, atualmente, aproximadamente 30% das unidades básicas de saúde têm algum tipo de conectividade. Número que ele espera elevar. Na terça-feira (05), o Ministério da Saúde anunciou a oferta gratuita de um software para ser utilizado na organização do funcionamento de unidades básicas, com histórico do atendimento do paciente, agendamento de consultas e controle da escala de trabalho dos profissionais da unidade. Segundo Gadelha, a conexão é fundamental para melhorar a informação da saúde, para levantamento de dados.

As informações sobre atendimentos também estarão disponíveis para os pacientes, que poderão acessar os dados a partir do Portal de Saúde do Cidadão. No canal, estarão contidos dados sobre internações, atendimentos ambulatoriais de alta complexidade e cirurgias. caso o paciente deseje, as informações poderão ser compartilhadas com outros médicos, desde que ele autorize. O paciente também poderá deixar registrado no portal informações sobre sua saúde que ele considere importante ser compartilhadas - como alergias, remédios usados ou resultados de exames já feitos.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.