home notícias Gestão
Voltar Voltar
26/11/14
Governo lança ferramenta para denúnciar racismo no SUS
Ministro da Saúde, Arthur Chioro: através do número 136, do Disque Saúde, população poderá denunciar situações de racismo na rede pública de saúde
Da redação

O Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira (25), em Brasília, a campanha "Racismo faz mal à Saúde. Denuncie!", em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A intenção de incentivar denúncias de racismo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha está sendo lançada poucos dias após do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. As informações são do UOL e Agência Brasil.

Através do do número 136, do Disque Saúde, a população poderá denunciar qualquer situação envolvendo racismo que tenham presenciado ou sofrido em ambientes da rede pública de saúde. A ação leva em conta casos de racismo informados ao Ministério da Saúde. De acordo com dados do ministério, uma mulher negra recebe menos tempo de atendimento médico do que uma mulher branca. 

Profissionais ligados ao Disque Saúde passaram por treinamento para identificar as denúncias caracterizadas como racismo. Ao serem identificadas, o material será direcionado aos órgãos competentes. Os casos servirão de mote para a criação de novas políticas públicas de combate ao racismo no SUS.

De acordo com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, produzir a igualdade na diversidade é o grande desafio. "Dados mostram que o preconceito produz mais doenças, mais mortes e sofrimento", completou.

Duas outras novas ações para reforçar o combate ao racismo no SUS foram criadas pelo Ministério da Saúde. Em uma delas, mais de 2,4 mil profissionais de saúde foram inscritos em módulo virtual de educação à distância sobre Saúde Integral da População Negra.

Cem projetos de pesquisa científica voltados para a saúde da população negra foram inscritos em iniciativa conjunta com a CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A ação também marca os dez anos da Política de Saúde da População Negra. Segundo o Ministério, foi firmado o compromisso para a construção da equidade racial em saúde para a população negra, com atenção às comunidades quilombolas.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.