home notícias Gestão
Voltar Voltar
07/07/15
Grécia em crise tem medicamentos para três a quatro meses
Hospitais e planos de saúde públicos devem mais de 1,1bilhões de euros à indústria farmacêutica, mas o fornecimento de medicamentos não está em risco
Filipe Sousa

A Grécia tem medicamentos suficientes para garantir a demanda para os próximos 3 a 4 meses. A incerteza financeira que reina no país não afetará, por enquanto, o fornecimento por parte das farmacêuticas.

Praticamente todos os medicamentos usados na Grécia são importados e os hospitais gregos e os planos de saúde públicos estão devendo mais de 1,1 bilhões de euros à indústria farmacêutica. Apesar de tudo indicar que as contas continuarão aumentando, ficou o compromisso de que o abastecimento não será afetado, por razões humanitárias. A garantia é dada pela Federação Europeia de Indústrias e Associações Farmacêuticas (Efpia), que representa 40 empresas do setor.

"Existem medicamentos em estoque para três a quatro meses no país e estamos empenhados em responder às necessidades dos pacientes", disse à Reuters o Diretor-Geral da Efpia, Richard Bergstrom.

A Pfizer já disse que os registros dos seus medicamentos na Grécia devem assegurar que os pacientes não sofram interrupção em seus tratamentos a curto prazo.

Da mesma forma, os medicamentos e diagnósticos da Roche também deverão se manter. A empresa revelou em comunicado que está "trabalhando para entender todas as consequências da decisão do referendo [de domingo] e irá rever e adotar medidas parar alterar os seus planos operacionais conforme necessário".

Também Sanofi, Bayer, Merck e Boehringer Ingelheim afirmaram que irão continuar fornecendo os pacientes gregos. A porta-voz da AstraZeneca revelou que estão sendo preparados planos de contingência mas, por agora, tudo permanece normal."No presente, não há qualquer impacto na nossa cadeia de suprimentos. Apesar dos bancos estarem encerrados, as transferências bancárias para e da Grécia ainda são possíveis", disse.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.