home notícias Gestão
Voltar Voltar
28/06/17
Hospitais federais do Rio vão ser reestruturados
Medida prevê especialização de unidades em determinadas áreas
Da redação

Após protestos na segunda-feira (26) em frente ao Hospital Federal de Ipanema, o Ministério da Saúde divulgou nota no portal da organização, afirmando que os hospitais federais do Rio de Janeiro vão passar por reforma. O plano de reestruturação será anunciado nesta quarta-feira (28) pelo secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, e o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar, Marcus Vinicius Fernandes, na capital fluminense. A medida prevê a especialização de cada um dos seis hospitais em determinadas áreas, com o objetivo de otimizar e qualificar os serviços, definindo metas.

Na segunda-feira (26), funcionários do Hospital Federal de Ipanema e familiares de pacientes fizeram manifestação em frente à instituição de saúde, localizada na zona sul do Rio. Segundo os manifestantes, o ato se deu após o Ministério da Saúde suspender os atendimentos do serviço de cirurgia vascular do hospital, sem nenhuma comunicação prévia.

Em nota publicada no site, o MS assegurou que o serviço de cardiologia do Hospital de Ipanema continua aberto, funcionando normalmente, e que a reestruturação  em nada afetará o atendimento já agendado dos pacientes nem prevê qualquer suspensão de cirurgias. "Não haverá qualquer diminuição da assistência à população do Rio de Janeiro. Pelo contrário, a expectativa é aumentar a oferta", promete o órgão.

"O Ministério da Saúde considera inadmissível, por exemplo, que o serviço de cirurgia vascular do hospital de Ipanema possua seis médicos e cada um realize, em média, 1 cirurgia por semana e 25 consultas por mês", declarou o MS, justificando a decisão de especializar as unidades.

"Nesta proposta, a cirurgia vascular será concentrada no Hospital da Lagoa, o que permitirá ganho de escala e especialização, qualificando e concentrando recursos humanos e equipamentos – sem nenhum prejuízo aos pacientes que hoje aguardam cirurgias na unidade. Já no Hospital de Ipanema, será criado um centro de cirurgia de joelho e quadril, diante da maior demanda nesta área", anuncia a nota.




PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.