home notícias Gestão
Voltar Voltar
16/12/14
Hospitais não receberam pagamentos do SUS referente a novembro
Repasse que é realizado sempre até o dia 10 de cada mês não foi liberado pelo Tesouro Nacional e não há qualquer previsão de quando isso deve ocorrer
Da redação

A crise das Santas Casas e hospitais filantrópicos pode ser agravada neste final de ano. Isso porque, até o momento, o pagamento referente aos serviços prestados no mês de novembro ainda não foi repassado pelo Governo Federal ao Fundo Nacional de Saúde. O repasse, que é feito sempre até o dia 10 de cada mês, não foi liberado pelo Tesouro Nacional e não há qualquer previsão de quando isso deve ocorrer. A dívida global do Setor, que reúne os déficits com bancos, fornecedores e dívidas tributárias, deve chegar a R$ 17 bilhões até o final do ano.
 
Desde o início do ano, o Ministério da Saúde vem sinalizando que faltariam recursos para fechar o ano de 2014. Apenas para a Média e Alta Complexidade (MAC), que é atendida pelos hospitais filantrópicos, falta cerca de R$ 3,5 bilhões para honrar os compromissos com os prestadores. Outras rubricas de repasse mensal, como agentes comunitários, Programa Saúde da Família (PSF), Mais Médicos e vigilância sanitária, também estão prejudicados. 
 
“Nunca vivenciamos uma situação como esta. Desta rubrica saem os pagamentos dos transplantes, tratamentos oncológicos, partos. Os hospitais precisam pagar seus funcionários e depositar a segunda parcela do 13º. Sem o repasse do governo, não há de onde tirar esse recurso”, disse o presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Edson Rogatti. 
 
Se não receberem os valores, os hospitais já ameaçam suspender os atendimentos. “O Tesouro Nacional sempre teve um bom relacionamento com o Setor e avisava quando havia atrasos e quando seriam feitos os pagamentos. Agora, no entanto, sentimos que há uma insegurança da equipe, que sequer tem previsão para o repasse. Corremos o risco de não receber este mês e se isto acontecer, será o caos para os hospitais”, explicou Rogatti.
 
As Santas Casas e hospitais filantrópicos são responsáveis, atualmente, por mais de 50% dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo, em muitos municípios de até 30 mil habitantes, as únicas unidades de saúde.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.