home notícias Gestão
Voltar Voltar
23/10/13
Hospitais têm pouco progresso na prevenção de erros
Leapfrog Grupo, organização que avalia hospitais nos EUA, revelou que a maioria das unidades apresentaram poucos progressos para enfrentar erros médicos
Da redação

O Leapfrog Group, organização sem fins lucrativos que defende modelos de gestão com maior transparência, qualidade e segurança em hospitais do Estados Unidos, anunciou uma nova rodada de avaliações e revelou que a maioria das unidades apresentaram poucos progressos para enfrentar erros médicos, desde a última atualização, realizada em maio deste ano. As in formações são do portal Modernhealthcare.com.

A Leapfrog Hospital Survey é considerada o “padrão-ouro” para que os consumidores norte-americanos possam comparar o desempenho dos hospitais em relação às normas nacionais de segurança, qualidade e eficiência.

O programa de pontuação, lançado em junho de 2012, atribui aos hospitais de todo o país notas de A a F, com base em dados de segurança disponíveis no portal Hospital Compare, do Centers for Medicare & Medicaid Services (CMS). Os dados são comparado com uma pesquisa anual realizada pelo Leapfrog Group e o American Hospital Association.

As notas servem como uma ferramenta para facilitar a decisão dos pacientes sobre onde procurar tratamento e também melhorar o desempenho dos estabelecimentos de saúde. No entanto, o programa de pontuação tem atraído fortes críticas dos hospitais e muitos afirmam que a avaliação não representa fielmente a qualidade do atendimento prestado. 

A última atualização atribuiu pontuações em 2.539 unidades hospitalares. Destes, 813 unidades foram avaliados como A; 661, B; 893, C; 150, D; e 22 receberam nota F. Leah Binder, CEO da Leapfrog, informou que as pontuações revelaram “pouca melhoria na segurança global”.

“Eu tenho que admitir a minha decepção, especialmente porque sabemos que houve um esforço extraordinário para melhorar a segurança”, disse Binder, citando iniciativas como um incentivo de U$ 1 bilhão do Departamento de Saúde e Serviços Humanos para beneficiar os pacientes. “Nós vamos mantê-la, apesar de tudo”.

Ainda assim, alguns hospitais – apenas 3,5% –, viram suas notas duplicar desde a ultima avaliação, realizada em maio. O Brookwood Medical Center, em Birmingham, Alabama, por exemplo, que levou C na avaliação anterior, conseguiu um A. O Kishwaukee Community Hospital, Dekalb, Illinois, viu o seu grau melhorar de D para um B. “Isso pode ser feito”, disse Binder. “Nós apenas queremos mais do que 3,5%”, completou.

Binder também se refere a um estudo realizado no mês de setembro pelo Journal of Patient Safety (Jornal da Segurança do Paciente), que publica resultados de pesquisas em todas as áreas de segurança do paciente. O estudo revela que o número de mortes anuais atribuíveis aos danos médicos evitáveis pode ser de 440 mil, um número muito maior do que os 98 mil citados pelo Instituto de Medicina. “Estamos enterrando uma população do tamanho de Miami todos os anos a partir de erros médicos que podem ser prevenidos”, alertou Binder.

Em contrapartida, Jeff Dye, presidente do New Mexico Hospital Association, afirmou que muitos hospitais deixaram de participar da pesquisa do Leapfrog Group e afirmou haver “chantagem para obter uma pontuação mais elevada”.

Ele afirma ainda não estar preocupado com a baixa posição do New Mexico Hospital, especialmente porque os hospitais estaduais têm feito progressos no combate a infecções evitáveis e outros fatores de segurança através de participação em programas como o The Partnership for Patients (Parcerias com os Pacientes), desenvolvido por uma parceria público-privada que trabalha para melhorar a qualidade, a segurança e a acessibilidade dos cuidados de saúde para todos os americanos.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.