home notícias Gestão
Voltar Voltar
04/04/12
Hospital Albert Einstein recebe 5ª reacreditação pela JCI
Instituição foi a primeira do mundo fora dos EUA e Europa a ser certificada pela operadora americana. Título vale para os próximos três anos
Da redação

O Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, recebeu a 5ª reacreditação internacional pela Joint Comission International (JCI). O título vale para os próximos três anos e foi oficializado no último mês de março. O Albert Einstein foi o primeiro hospital do mundo fora dos EUA e Europa a ser certificado, em 1999, pela JCI, representada no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).

 

“A JCI se incorporou à existência do Hospital Albert Einstein. A acreditação trouxe um modelo que hoje se replica no Brasil e em outros países do mundo. Para nós, é emblemático, porque fomos os primeiros. Mas, emblemáticos, porque isso tanto representou um ganho que os outros quiseram fazer da mesma forma”, avalia, em comunicado ao mercado, Claudio Lottenberg, oftalmologista e presidente do Hospital Albert Einstein.

 

Também em janeiro deste ano, o Einstein foi a primeira instituição da América Latina a receber a designação “Patient Centered Care”, da Planetree, organização americana sem fins lucrativos, fundada em 1978. A Planetree se tornou referência mundial em humanização ao se basear na filosofia de cuidado centrado nos pacientes. Desde a sua fundação, o modelo foi adotado por 23 hospitais em todo o mundo.

 

O processo de reacreditação pela JCI ocorre a cada três anos. “Para mim, o fato de ser uma reacreditação traduz que isso faz parte de uma cultura, a cultura ‘Einsteiniana’. Somos a instituição da qualidade e fazemos isso porque acreditamos e não porque precisamos que isso seja algo exibido perante os outros. Isso faz parte de uma mecânica de trabalho, um trabalho focado na qualidade”, pontua Lottenberg. Em 2006, o Einstein também foi acreditado pela JCI com o Centro de Atendimento ao Paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), o primeiro da America Latina a receber o título.

 

JCI – Organização não governamental, a Joint Comission international é uma organização norte-americana. A agencia é a principal da área de acreditação em saúde nos EUA, com atuação em mais de 40 países. Além do Brasil, a JCI atua em países como Alemanha, a Dinamarca, a Espanha, a Hungria, a Rússia, a Turquia, os Emirados Árabes e a África do Sul.

 

Critérios - Para se obter a acreditação, algumas metas devem ser alcançadas. Entre os critérios estão: metas internacionais de segurança; direitos do paciente e dos familiares; acesso ao tratamento e continuidade; cuidado ao paciente; gerenciamento e uso de medicamentos, anestesia e cirurgia.  Entre as exigências da JCI também estão a capacitação dos recursos humanos; gerenciamento da comunicação e das informações (prontuário); vigilância e controle de infecção hospitalar; direção e capacitação das lideranças; gerenciamento e segurança das instalações.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.