home notícias Gestão
Voltar Voltar
31/07/13
Hospital americano se desculpa por expor prontuários no Google
Dados de mais de 3 mil pacientes do hospital universitário da Oregon Health & Science University (OHSU) foram armazenados em uma nuvem do Google
Da Redação

Os prontuários de mais de 3 mil pacientes do hospital universitário da Oregon Health & Science University (OHSU), nos Estados Unidos, foram armazenados em uma nuvem do Google. O armazenamento foi feito por médicos residentes da OHSU, aparentemente sem autorização da instituição, como informa o site do Portland Business Journal. A nuvem é uma plataforma de computação que não foi sancionada para uso pelos professores do hospital ou pelos seus grupos de pesquisa.

Autoridades disseram que os residentes e os médicos em treinamento em três departamentos, a Divisão de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, o Departamento de Urologia e Serviços de transplante de rim, usaram o Google Drive e o Gmail para armazenar dados.

Assim que foi descoberta a armazenagem, a direção da OHSU entrou em contato com os familiares de 3.044 para informar que os seus prontuários e dados pessoais, como idade e endereço, haviam sido erroneamente armazenados no Google. Segundo a universidade, não há evidências de que os dados foram vistos por qualquer pessoa “que não tenha uma legítima necessidade de cuidar dos pacientes”. Os dados na nuvem do Google são protegidos por senha e outra medidas de segurança.

Ainda assim, a OHSU emitiu um pedido de desculpas às famílias dos pacientes e à fiscalização dos serviços de saúde. "Nós não acreditamos que este incidente vá resultar em roubo de identidade ou prejuízo financeiro", disse John Rasmussen, chefe do Escritório de Segurança de Informação da OHSU, em um comunicado.

"No entanto, no interesse da segurança do paciente, da transparência e da nossa obrigação em comunicar o acesso não autorizado a informações pessoais de saúde para as agências federais, estamos contatando todos os pacientes afetados. Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente ou preocupação que pode fazer com que nossos pacientes e suas famílias", acrescentou.

*Com informações do Portland Business Journal.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.