home notícias Gestão
Voltar Voltar
16/10/12
Hospital das Clínicas (SP) testará atendimento psiquiátrico on-line
Sistema virtual amplia acesso e eficácia do acompanhamento do paciente crônico. No Reino Unido, estudo apontou que custo da terapia on-line é 36% menor
Da Redação

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo (IPq) testará, pela primeira vez, o tratamento de pacientes que sofrem de depressão através de consultas por videoconferência pela internet. De acordo com a psicóloga Ines Hungerbuehler, pesquisadora do Laboratório de Neurociências do IPq, o objetivo é verificar se o atendimento psiquiátrico virtual é tão eficaz quanto o presencial. "Será uma forma de ampliar o acesso e a eficácia do acompanhamento do paciente crônico e, ao mesmo tempo, liberar o ambulatório para os casos agudos que realmente precisam de um contato presencial", reflete a pesquisadora.

Cem pacientes serão selecionados para a experiência e divididos em dois grupos aleatórios, onde metade receberá o atendimento convencional - com medicação e consultas de 20 minutos, uma vez por mês, no ambulatório do IPq -, e os outros 50 serão atendidos virtualmente - com consultas mensais de 20 minutos pela internet e medicação entregue por motoboys. O tratamento vai durar um ano. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail agendamento.ipq@gmail.com. No Brasil, oficialmente, as sessões psicológicas por e-mail, MSN ou Skype são permitidas só para aconselhamento. O atendimento psicoterápico, sem limite de consultas, precisa ser presencial, exceto para fins de pesquisa.

Reino Unido - Um estudo recente publicado na revista científica "PLoS One" com dados de 36 mil pacientes do Reino Unido concluiu que terapia à distância é tão eficaz quanto a sessão no consultório. Foram comparados os resultados de pessoas atendidas por psicólogos à distância (por telefone ou Skype) com quem fez as sessões cara a cara. E foi constatado que a eficácia das duas modalidades só foi diferente para quem tinha problemas mais graves (depressão severa e fobias) e idosos. O custo da terapia on-line foi 36% menor.

Segundo o psicólogo Peter Jones, da Universidade de Cambridge, a terapia à distância facilita o acesso a serviços de saúde mental de pessoas com limitações de tempo, transporte ou com deficiências físicas. A partir do achado, o governo inglês começou a testar técnicas de treinamento para que psicólogos da rede pública façam o atendimento à distância.

No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia baixou, em junho, novas regras para a interação à distância entre psicólogos e pacientes. As normas, que entram em vigor em janeiro, aumentaram de dez para 20 o número máximo de sessões pela internet.  No entanto, já há sites especializados em consultas virtuais no Brasil, é o caso do site Psicolink, que reúne 40 psicólogos e cobra R$ 65 por consulta. 

*As informações são da Folha de São Paulo.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.