home notícias Gestão
Voltar Voltar
16/01/12
Hospital de Olhos de Pernambuco entra para a Rede Sentinela
Convênio com a Anvisa fez hospital avançar no controle de riscos de infecções
Raissa Ebrahim, do Recife

No final do ano passado, o Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope) se tornou uma das duas únicas instituições particulares no Recife a fazerem parte da Rede Sentinela, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O convênio fez com que o Hope passasse a trabalhar segundo um dos procedimentos mais rigorosos de controle de riscos de infecção, beneficiando pacientes e funcionários. É o primeiro passo para o processo de acreditação. Na capital pernambucana, o Prontolinda, da Rede D’or, também faz parte do programa.

 

A Rede Sentinela é um projeto criado pela Anvisa em parceria com os serviços de saúde brasileiros (hospitais, hemocentros e serviços de apoio diagnóstico e terapêutica), a Associação Médica Brasileira (AMB) e órgãos de vigilância sanitária estaduais e municipais. O objetivo é construir uma teia em todo o país preparada para notificar eventos adversos e queixas técnicas de produtos de saúde, insumos, materiais, medicamentos, saneantes, kits para provas laboratoriais e equipamentos médico-hospitalares, garantindo melhores produtos no mercado e mais segurança e qualidade para pacientes e profissionais de saúde.

 

Para fazer parte deste grupo, o Hope está implantando gerência interna de riscos, através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), e também irá treinar e preparar o quadro de colaboradores. A cada três meses, a instituição precisa repassar relatórios à Anvisa.

 

“É preciso que todos estejam com uma visão estratégica e atenta. Treinaremos todo o corpo de enfermagem e oftalmologistas. Numa próxima etapa, para atender às exigência, vamos nos credenciar ao Hemope (Hemocentro de Pernambuco), já que não possuímos banco de sangue próprio”, informou Daniella Lemos, enfermeira da CCIH. “A Sentinela pode ser considerada o primeiro passo para o nosso processo de acreditação”, observou.

 

HOPE - O Hospital de Olhos de Pernambuco possui quatro unidades na Região Metropolitana do Recife. A sede está localizada no coração do polo médico da cidade, na Ilha do Leite, e está diretamente conectada ao Hospital Esperança (Rede D’Or). As demais estão espalhadas por três shoppings, Recife, Plaza Casa Forte e Guararapes. Ao todo, são 35 consultórios, onde são realizadas cerca de 800 consultas oftalmológicas por dia, além das 600 cirurgias mensais. 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.