home notícias Gestão
Voltar Voltar
29/11/12
Hospital despeja 14 mil litros de urina radioativa na rede de esgotos de Paris
Órgão responsável descartou ríscos de impacto relevante em termos de segurança. Unidade se comprometeu a criar sistema de fiscalização e gestão dos reservatórios
Da Redação

O vazamento em um reservatório do Instituto de Cancerologia Gustave-Roussy, em Paris, lançou nos esgotos, antes do processo de descontaminação, 14 mil litros de urina radioativa de pacientes com câncer que fazem radioterapia. O material radioativo percorreu cerca de dez quilômetros da rede de esgotos da capital francesa.  

Considerado um centro de referência no tratamento do câncer na Europa, o Instituto Gustave-Roussy informou que alertou a Autoridade de Segurança Nuclear (ASN), assim que detectou o vazamento. Segundo a ASN, ao investigar o incidente, a urina continha uma concentração de iodo 131 acima do limite autorizado. O elemento é radioativo e normalmente utilizado em radioterapias de cânceres da tireoide.

Também responsável por prevenir riscos ligados à radioatividade, a autoridade governamental informou que, apesar do índice de radioatividade ter sido acima dos níveis regulamentares, não foi registrado perigo e o material contaminado não ocasionou impacto relevante em termos de segurança.

O vazamento foi classificado pela ASN como nível um na escala internacional INES, de gravidade de acidentes nucleares – a escala vai de zero a sete. Para se ter uma ideia, a explosões da central de Chernobyl, na Ucrânia, e de Fukushima-1, no Japão, são os únicos acidentes que atingiram o nível sete.

Repetição – O órgão Frances justificou a classificação em nível um devido à repetição do problema. Em 2010, o mesmo instituto registrou dois acidentes ligados a despejo de urina radioativa nos esgotos, sendo que hospital não tinha soluções alternativas.

O Instituto Gustave-Roussy se comprometeu a criar um sistema de fiscalização e gestão dos reservatórios de urina dos pacientes e estudar alternativas para a estocagem do material em caso de novas falhas. 

* Com informações da BBC.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.