home notícias Gestão
Voltar Voltar
04/03/15
Hospital do Ceará supera São Paulo em transplantes de fígado
Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) se destacou pelo segundo ano consecutivo e ultrapassou o Hospital Israelita Albert Einstein (SP)
G1

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, se destacou como o maior serviço de transplantes de fígado do País, pelo segundo ano consecutivo, ultrapassando o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) 2014. Ainda segundo o documento oficial da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em agosto do ano passado, o serviço de transplantes do HUWC alcançou a marca total de 1.000 transplantes de fígado realizados em sua história. As informações são do G1.

De acordo com Huygens Garcia, coordenador do serviço de transplante de fígado do HUWC, o Hospital Universitário Walter Cantídio é também o maior de toda a América do Sul da área transplantes de fígado. No ano passado também foi anunciado que o HUWC, sozinho, já havia realizado mais transplantes de fígado que o México (106 transplantes em 2012) e Chile (74 em 2012).

Conforme o documento "Dimensionamento dos transplantes no Brasil e em cada estado", o HUWC é registrado como o centro que mais realizou transplante de fígado no Brasil em 2014. Ao todo, foram 135 transplantes de fígado, sendo três de doadores vivos e 132 de doadores falecidos. O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, vem em segundo lugar, com 125 transplantes de fígado.

Segundo Garcia, o desempenho alcançado é devido à dedicação da equipe multidisciplinar, do apoio do HUWC/UFC, do trabalho de captação da Central de Transplantes e da solidariedade do povo cearense, que decidem doar os órgãos de parentes acometidos por morte encefálica. Por outro lado, de acordo com Garcia, a taxa de negação, de 45%, ainda é considerada alta. 

Outros estados - Huygens Garcia informa que o HUWC recebe pacientes de todas as regiões do Brasil, inclusive São Paulo. Além disso, dos mais de mil transplantes de fígado feitos nos últimos 13 anos, mais de 60% foram realizados em pacientes de outros estados. A meta, ainda segundo o coordenador do serviço de transplante de fígado do HUWC, é ter uma unidade de transplante com mais 20 leitos. Atualmente, são oito leitos na enfermaria e três na UTI. "Esse aumento nos permitiria atender um maior número de pacientes e com mais qualidade”, completa.

Transplantes de fígado - Ainda segundo o o relatório da ABTO, dados relativos aos transplantes de fígado no Brasil e no Ceará apontam que, entre 2007 a 2014, houve um aumento em mais de 700 transplantes de fígado no País, passando de 1.008, em 2007, para 1.755, em 2014. Em números absolutos, os transplantes de fígado no Ceará passaram de 64, em 2007, para 195, em 2014. De 2007 até agora, já foram realizados no Ceará, 1.075 transplantes de fígado.

O transplante hepático, como é conhecido o transplante de fígado, cresce anualmente desde 2008, e aumentou 1,9% em 2014, sendo o incremento de 1,1% com doador falecido e de 10,3% com doador vivo. Apenas o Ceará e o Distrito Federal apresentaram taxa de transplante superior a 20 por milhão de pessoas.

Além da HUWC/UFC, procedimentos também foram realizados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no São Carlos. Para cada transplante de fígado é mobilizada uma equipe multidisciplinar composta por oito cirurgiões, cinco anestesistas, seis clínicos, além de enfermeiras, psicólogos e terapeutas.

As informações são do G1.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.