home notícias Gestão
Voltar Voltar
07/08/12
Hospital do Subúrbio (BA) receberá certificado de acreditação da ONA
Primeira unidade de saúde a adotar o modelo de PPP no país é também primeira instituição pública do Norte-Nordeste a receber acreditação
Da Redação

Além de ser a primeira unidade de saúde a adotar o modelo de parceria público privada (PPP) no país, o Hospital do Subúrbio (BA) será também a primeira instituição pública do Norte-Nordeste a receber o certificado de acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação), segundo apurou o portal Diagnosticoweb. O anúncio oficial deverá acontecer na próxima semana.

Com apenas dois anos em operação, o curto período foi também o tempo estabelecido para o hospital se adequar aos procedimentos e participar do processo de acreditação – exigência contratual para a realização do modelo de gestão em PPP. Segundo fonte ligada ao hospital, que preferiu não se identificar, o maior desafio foi difundir a cultura do modelo de qualidade em todos os setores da instituição.

A acreditação ocorre em três níveis: Segurança, Processo de Organização e Prática de Gestão de Qualidade. O HS obteve a certificação nível 1, onde “O foco do processo inicial é em segurança do paciente, do colaborador e do meio ambiente”, contou a fonte, que também cita como exemplo a necessidade de estabelecer novas e mais seguras políticas de assistência médica.

Dentro dos procedimentos exigidos para que o HS fosse acreditado, além da realização de cursos e palestras, a fonte aponta a produção de conhecimento, o sistema informatizado de gestão, protocolos de doenças de tratamentos e intervenções, e mais de 800 padrões de procedimentos a partir dos diagnósticos apresentados. “Todos esses processos estão inseridos no HIS (sigla em inglês para Sistemas de Informação Hospitalar), à disposição do usuário”.

IQG – Encarado como uma etapa anterior ao processo para a acreditação, em abril, o HS passou por uma pré-avaliação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), quando ocorreu a visita da equipe da instituição referência nacional na certificação e implementação de programas de gestão de qualidade no segmento saúde. 

“Durante a visita, foram identificados os rumos que o hospital deveria tomar e as áreas a serem reforçadas, pois já tínhamos convocado a presença formal para a avaliação da acreditação”. A fonte explicou ainda que a pré-avaliação foi voluntária e encarada como um reforço na política institucional para chegar à acreditação.

Números – Entre dezembro de 2011 e março de 2012, o Hospital do Subúrbio registrou mais de 31 mil atendimentos de emergência, três vezes mais do que o previsto (9 mil). A média de atendimento de 300 pacientes/dia já chegou a picos de mais de 400.
 
No que diz respeito aos índices qualitativos previstos em contrato, a unidade também vem atingindo todos os escores, a exemplo de infecção hospitalar (5,4/1000 – meta 20/1000) e taxa de mortalidade institucional (1,89% – meta de 3%).
 
Inaugurado em setembro de 2010, o Hospital do Subúrbio se tornou a única referência de urgência e emergência do Subúrbio Ferroviário, uma das regiões mais pobres de Salvador, com cerca de 1 milhão de habitantes. 

A unidade conta com cerca de mil funcionários e mais de 300 médicos cadastrados. No total, a estrutura possui 268 leitos, distribuídos em enfermarias de internação pediátrica e para adultos, UTI pediátrica e para adultos, além de terapia semi-intensiva e 30 leitos de internação domiciliar.

Repercussão – Elogiado recentemente em uma publicação do jornal britânico Financial Times sobre políticas de saúde no mundo, que destacou a experiência de PPPs, o HS foi citado como exemplo da necessidade que o país tem de recorrer à iniciativa privada para impulsionar outros setores.

Em julho, o hospital entrou na lista da empresa de consultoria KPMG (Cutting Through Complexity), como um dos projetos mais inovadores do mundo.

Leia mais:
>> Financial Times considera corajosa experiência de PPP na saúde brasileira
>> Hospital do Subúrbio, na Bahia, recebe visita do IQG



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.