home notícias Gestão
Voltar Voltar
27/03/12
Hospital do Subúrbio, na Bahia, recebe visita do IQG
Primeira PPP da saúde do Brasil espera obter certificação de qualidade em agosto
Da redação

A qualidade dos serviços do Hospital do Subúrbio, primeira unidade de saúde a adotar o modelo de parceria público privada no Brasil, passará por uma avaliação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), nos próximos dias 4 e 5 de abril. Em visita à capital baiana, uma equipe da instituição referência nacional na certificação e implementação de programas de gestão de qualidade no segmento saúde deve oferecer ao hospital uma pré-avaliação, etapa anterior à certificação de Acreditação Hospitalar.

 

“Estamos a todo vapor, trabalhando arduamente para receber essa certificação”, comentou ao Portal Diagnósticoweb Jorge Oliveira, presidente executivo do consórcio Prodal Saúde, responsável pela gestão plena da unidade.

 

Em outubro de 2011, o IQG esteve no Hospital do Subúrbio pela primeira vez para fazer um diagnóstico inicial. A expectativa é que a unidade obtenha a certificação em agosto deste ano, quando deve passar por uma nova avaliação. A acreditação da unidade em seu segundo ano de operação é uma das diretrizes estabelecidas no contrato de PPP firmado entre o Governo da Bahia e o consórcio Prodal Saúde, formado pela baiana Promédica e os franceses da Dalkia.

 

Números – Entre dezembro de 2011 e março de 2012, o Hospital do Subúrbio registrou mais de 31 mil atendimentos de emergência, três vezes mais do que o previsto (9 mil). A média de atendimento de 300 pacientes/dia já chegou a picos de mais de 400.

 

No que diz respeito aos índices qualitativos previstos em contrato, a unidade também vem atingindo todos os escores, a exemplo de infecção hospitalar (5,4/1000 – meta 20/1000) e taxa de mortalidade institucional (1,89% – meta de 3%).

 

Inaugurado em setembro de 2010, o Hospital do Subúrbio se tornou a única referência de urgência e emergência do Subúrbio Ferroviário, uma das regiões mais pobres de Salvador, com cerca de 1 milhão de habitantes. “São tantas as carências da região, que nem mesmo a inauguração da primeira UPA de Salvador, também no Subúrbio Ferroviário, houve uma diminuição no excesso de atendimentos do Hospital do Subúrbio”, pontua Oliveira.

 

A unidade conta com cerca de mil funcionários e mais de 300 médicos cadastrados. No total, a estrutura possui 268 leitos, distribuídos em enfermarias de internação pediátrica e para adultos, UTI pediátrica e para adultos, além de terapia semi-intensiva e 30 leitos de internação domiciliar.

 

>> Leia mais:

Porque a PPP ainda não decolou no Brasil

MS habilita hospitais baianos para internação domiciliar



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.