Hospital Samaritano (SP) é reacreditado pela JCI
Em 2014, quando comemora 120 anos, unidade conquista a terceira reacreditação
Da redação
O Hospital Samaritano (SP) acaba de conquistar a terceira reacreditação pela Joint Commission International (JCI) - mais importante órgão certificador de padrões de qualidade para instituições de saúde do mundo. A certificação chega no momento em que a unidade celebra 120 anos de atividades.
Segundo o superintendente corporativo do Samaritano, Luiz De Luca, ter uma certificação pela JCI transmite segurança para os pacientes de que receberão um atendimento de qualidade e com padrão internacional. "A terceira Reacreditação consecutiva reforça a consolidação do Hospital como um centro hospitalar de excelência com foco no paciente".
A primeira Acreditação do hospital aconteceu em 2004, sendo o segundo hospital geral privado em São Paulo e o terceiro do Brasil a ser reconhecido pela JCI. O processo para conseguir o selo da JCI seguiu um planejamento estratégico iniciado em 2000, com o foco em segurança assistencial, uniformidade no cuidar, direitos e deveres dos pacientes e indicadores de performance. Em 2007 e 2011, a Instituição teve a certificação renovada.
O Hospital Samaritano também é reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos seis hospitais de Excelência do País, desde 2008, por sua qualidade na assistência e pelos serviços prestados na área de responsabilidade social, destacando-se os programas voltados para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A qualidade dos serviços e indicadores assistenciais, voltados para a segurança do paciente, renderam ainda ao Hospital Samaritano destaque em pesquisa publicada pela Revista América Economía. Por dois anos consecutivos, a Instituição foi classificada como 2º melhor hospital do Brasil e 5º na América Latina.