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31/10/14
Hospital Santa Izabel conquista certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA)
Unidade da Santa Casa de Misericórdia da Bahia com título de Hospital Acreditado Pleno - Nível 2
da Redação

Após meses de investimentos e esforços para a elaboração de protocolos, mudanças de processos e rotinas, o Hospital Santa Izabel (HSI) conquistou o título de Hospital Acreditado Pleno - Nível 2. 

A metodologia foi a da Organização Nacional de Acreditação (ONA) que, dentre outros aspectos, prioriza a segurança do paciente o gerenciamento de risco e da rotina e os indicadores de qualidade e de desempenho. 

A acreditação hospitalar é um sistema de avaliação e certificação da qualidade voltada para os serviços de saúde. Tem como objetivos melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados prestados aos pacientes e acompanhantes e proporcionar um ambiente livre de riscos para todos que circulam no hospital.

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia, por meio do Hospital Santa Izabel, deixou, em comunicado, agradecimentos a todos que colaboraram direta ou indiretamente para o sucesso desta iniciativa. A instituição reconheceu e valorizou o compromisso da instituição na prestação de serviços qualificados e seguros, frutos de um trabalho focado na pluralidade do conhecimento por meio da assistência transdisciplinar. 

O Provedor Roberto Sá Menezes afirmou que "os desafios continuam. A certeza de que serão vencidos, também". O provedor acredita que a conquista reforça a excelência na qualidade e segurança dos procedimentos assistenciais, do atendimento humanizado, da capacitação da equipe multidisciplinar e dos constantes investimentos realizados em processos e infraestrutura.

O Superintendente de Saúde da Santa Casa da Bahia, Eduardo Queiroz, ressaltou a importância da conquista e destacou que o projeto de certificação de qualidade através da acreditação hospitalar auxilia na correção de distorções nos processos assistenciais, elucida de forma intensa a importância da segurança do paciente e dos colaboradores, considerando que uma unidade hospitalar é um ambiente muito suscetível à riscos à saúde das pessoas que o frequenta. 

Segundo o Diretor Técnico-Assistencial do HSI, Ricardo Madureira, o resultado alcançado foi fruto de um trabalho construído em parceria com todas as áreas, que passaram a entender a importância e o valor do trabalho como um time. 

Já a diretora administrativa, Mônica Bezerra, acrescenta que é a consolidação de todas ações tomadas pelo HSI, nos últimos anos, na busca pela qualidade da assistência. "Os setores foram interligados - desde o atendimento até os processos mais complexos - tendo como centro o paciente.", completou.

Por seu turno, a gerente da Qualidade do HSI, Camila Cumming, também reforça algumas vantagens da acreditação: amplia a segurança dos usuários na escolha e utilização dos serviços; busca maior eficiência e efetividade no atendimento com a racionalização dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos; foca no desempenho da organização por meio de uma abordagem centrada no processo do cuidado com o paciente e utiliza os providencias cientificas de excelência do atendimento à saúde para reorganizar suas práticas e diminuir riscos para pacientes, profissionais e colaboradores. Outra vantagem é a introdução da Gestão da Qualidade como ferramenta permanente de aprimoramento. 





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